Baixa umidade de ar e Fisioterapia Respiratória

26/03/2018 0
Baixa-umidade-de-ar-e-Fisioterapia-Respiratória-1200x600.jpg

Hoje é muito comum ao escutar os noticiários, anunciarem sobre a baixa umidade de ar. E esta alteração no ambiente em que o tempo fica seco, leva a piora do quadro respiratório, principalmente nas pessoas que já apresentam doenças respiratórias.

Os sintomas mais comuns são dificuldade de respirar, sensação de falta de ar, chiado no peito, fadiga, tosse, sangramento, entre outros.

Apesar destes sintomas serem comuns na população, poucas pessoas sabem da importância da Fisioterapia Respiratória para auxiliar na melhora destes sintomas e do quadro geral do paciente, independente se apresentam ou não doenças do trato respiratório.

A fisioterapia atua através de orientações, cuidados com higiene brônquica, umidificação adequada e exercícios respiratórios. O resultado geralmente é rápido e pode apresentar melhora imediata.

Então vamos há algumas dicas para manter as vias respiratórias mais saudáveis e com melhor umidade:

• Umidificar o ambiente, principalmente próximo a cama, pode ser através de umidificadores, vasilha com água ou toalha molhada;
  • Manter sempre a casa higienizada, sendo ideal passar um pano úmido no quarto antes de dormir;
  • Tomar bastante liquido durante o dia, com isso hidrata o corpo e fluidifica as secreções;
  • Evitar o ar condicionado principalmente no período de seca ou evitar sempre que possível a exposição durante longos períodos;
  • Lavar o nariz sempre que possível com soro fisiológico;
  • Evitar cheiros fortes, como produtos de limpeza e perfumes;
  • Não fumar;
  • Evitar animais dentro de casa;
  • Fazer atividade física preferencialmente antes das 10h da manhã ou depois das 17h;
  • Tapetes devem ser retirados, cortinas lavadas sempre e retirar bichos de pelúcia, brinquedos, livros, revistas e jornais, evitando o acumulo de poeira.31

Agora você já sabe como reduzir os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida e de seus familiares. Coloque em prática!

Sou Anelise Dias de Paula, fisioterapeuta integrante da ComTato, Especializada em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Duvidas? Ligue e agende seu horário.