boldthemes_set_override(); boldthemes_header_init(); boldthemes_header_meta(); wp_head(); $body_style = ''; if ( boldthemes_get_option( 'page_background' ) ) { $body_style = ' style="background-image:url(' . boldthemes_get_option( 'page_background' ) . ')"'; } ?>

Desenvolvimento motor da criança com Síndrome de Down

23/03/2018 0
Desenvolvimento-motor-da-criança-com-Síndrome-de-Down-1-1200x675.jpg

Olá pessoal!

A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética que leva a um atraso motor e cognitivo das crianças. Apesar de passarem por todas as etapas que uma criança que não apresenta esta condição, seu processo é mais lento. Geralmente, elas demoram mais tempo para sentar, andar, sorrir, falar, balbuciar, entre outros. Dependendo do grau de limitação são necessárias condições especiais para a aprendizagem, no entanto, se forem estimuladas adequadamente podem se desenvolver, ser integrada à sociedade e ter uma vida normal.

Para isto, a criança deve ser estimulada precocemente, iniciando assim que houver liberação médica, que geralmente ocorre em torno de 1 mês de vida se a criança não apresentar nenhuma condição grave associada. Quando este trabalho é iniciado rapidamente, propicia que a criança adquira suas aquisições motoras de forma criativa e afetiva. 

O período que se adquire o maior número de aquisições motoras é de 0 a 18 meses, por isto da importância de serem estimuladas precocemente, no entanto, cada criança tem seu tempo, se desenvolve de acordo com o amadurecimento cerebral e com os estímulos do ambiente em que vive. Isto mesmo! Crianças pouco ou não estimuladas apresentam um desenvolvimento motor e intelectual lento independente de apresentar alguma alteração neurológica.

Além do acompanhamento de uma equipe interdisciplinar, é necessário que a criança tenha um ótimo ambiente familiar, apoio da família e estímulos sensoriais para apresentar bons resultados em seu desenvolvimento.

Dentre a equipe interdisciplinar encontra-se as áreas de medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, fonodiaulogia, equoterapia, hidroterapia, psicologia, entre outros. O objetivo da equipe é proporcionar a criança portadora de SD a maior independência possível, oportunidades no ambiente social e educacional com o intuito de integrá-la a sociedade e avançar através de seus progressos.

Os exercícios para adquirir as aquisições motoras são simples, realizados de forma lúdica, através de movimentos e posições indicadas para o ganho de cada etapa. Devem ser prazerosos para ambos e os pais devem separar um tempo diariamente para estimular seus filhos brincando.

Portanto, para que uma criança portadora de SD tenha um desenvolvimento adequado, ela precisa ser estimulada precocemente, independente se apresenta atraso do desenvolvimento motor, viver em um ambiente tranquilo, seja estimulada pelos seus pais, tenha carinho e apoio dos familiares.

Lembre-se sempre: O desenvolvimento de sua criança também depende do ambiente em que ela vive!

Sou Meg Martins, Fisioterapeuta integrante da ComTato.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.