Fisioterapia: Dor Pélvica Crônica

25/09/2019 0
Dor-pélvica-crônica-1200x960.jpg

A dor pélvica crônica é um sério problema de saúde pública, responsável por 10% das consultas ginecológicas. Apesar de sua incidência e prevalência ser desconhecida, estima-se que seja semelhante à asma e a lombalgia. É uma doença de difícil entendimento por envolver múltiplos fatores, a começar pelos vários órgãos pélvicos que se encontram muito próximos uns dos outros, fazendo com que a identificação correta da origem da dor seja difícil.

É caracterizada por “dor na região da pelve, com duração de 6 meses ou mais e que, embora investigada, não apresenta causa ou explicação definida.” (Gelbaya e El-Halwagy, 2001)

As causas são dificilmente estabelecidas, já que existem 69 possíveis causas para dor pélvica crônica. Além disso, há uma variabilidade de intensidade, localização e uma elevada porcentagem de dor sem fator causal.

A abordagem da paciente com dor pélvica crônica deve ser integral e realizada, preferencialmente, por uma equipe multidisciplinar. Dentro desta equipe encontra-se o fisioterapeuta pélvica e osteopata com o objetivo de minimizar a dor através da elevação da liberação de endorfinas com de exercícios direcionados, relaxar a musculatura da pelve, trabalhar posturas antálgicas (postura adotada com o intuito de reduzir a dor), ajudar a lidar com a dor, desfazer o ciclo “tensão-dor-tensão”, prevenir incapacidades e restaurar as funções desejadas pela paciente, inclusive a função sexual.

A fisioterapia pélvica e a osteopatia não tem poder curativo no tratamento da dor pélvica crônica, no entanto, pode minimizar os sinais e sintomas apresentados, melhorando sua qualidade de vida.

Dúvidas? Entre em contato com e converse com a profissional!