Tratamento preventivo da artrose

12/03/2018 0
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Olá! Como vocês sabem, a ComTato tem como prioridade a prevenção e o tratamento natural e menos invasivo. Por isso, hoje quero dar algumas dicas para quem tem artrose (desgaste nas articulações dos membros inferiores-pés, tornozelos, joelhos, quadris). Serve também como prevenção e um cuidado carinhoso consigo mesmo. Aproveite as dicas e comece já!

Ofereça conforto aos seus pés, pernas e quadris:

  • Faça um escalda pés de 20 minutos diários, movimentando delicadamente seus tornozelos e dedos. Aproveite para massagear seus pés após a imersão, usando óleos e/ou cremes hidratantes.
  • Ao final do dia, deite-se em posição confortável com almofadas abaixo dos joelhos e se estiver com dores articulares, use compressas mornas por 15 minutos. Se tiver oportunidade, faça isso no meio do dia.

Favoreça a circulação sanguínea e previna o inchaço:

  • Deite-se em um local confortável e mantenha as pernas elevadas por 20 minutos. Aproveite para movimentar pés e tornozelos, o que facilita ainda mais o retorno sanguíneo.

Não sobrecarregue suas pernas:

  • Alterne sua postura no dia a dia (assentada, de pé e deitada/recostada), ficar muito tempo em uma só postura sobrecarrega as articulações e prejudica a circulação.
  • Mantenha seu peso corporal em dia, pois ao mesmo tempo em que a obesidade sobrecarrega as articulações, a falta de musculatura não proporciona uma boa distribuição das forças.

Cuide da postura o tempo todo:

  • Uma boa postura evita desvios articulares e sobrecargas:

Evite ficar assentado com as pernas cruzadas por muito tempo;

Não cruze as pernas e flexione os joelhos totalmente, deixe-os “frouxos” e confortáveis;

Sente-se em assentos apropriados ao seu tamanho;

Evite assentar-se sobre os calcanhares ou com as pernas elevadas forçando a flexão total dos quadris e joelhos.

cuide-postura

Use calçado confortável, adequado e anatômico:

  • Dê preferência às sandálias com salto tipo Anabela de pelo menos 3 cm de altura ou tênis com amortecedores;
  • Evite sapatos sem saltos como rasteirinhas, sapatilhas ou chinelos. Atualmente o mercado oferece sapatos ortopédicos para o dia a dia de diversos modelos;
  • Quando for inevitável o salto alto, prefira os com saltos mais estáveis e que tenham também elevação na região anterior;
  • Não use sapatos de bico fino, eles prejudicam muito toda a biomecânica dos pés e conseqüentemente de sua pisada.

sapatos

Seja Flexível:

  • Faça alongamentos diariamente, da maneira correta, mantendo o tempo adequado e respeitando os limites do seu corpo;
  • Faça movimentos articulares suaves para “soltar” as articulações. Quanto mais nosso corpo movimento, mais ele produz o líquido sinovial, uma espécie de “lubrificante” natural para o bom funcionamento das articulações.

 

Tenha músculos fortes:

  • Pratique atividades específicas para o fortalecimento muscular, mas fique atento a qual atividade você deve fazer. Todos temos particularidades que devem ser analisadas, por isso é importante ter uma boa consciência corporal e uma boa orientação profissional.
  • Nossos músculos são os principais responsáveis pela execução de força. Se os mesmos estiverem fortes e saudáveis, as articulações não precisarão exercer tanta força para executar um movimento.

 

Evite atividades inapropriadas:

  • Atividades de alto impacto como corrida, pular, subir e descer escadas/morros, crossfit, lutas marciais- nem todas as pessoas podem praticar. Depende do grau de comprometimento da artrose, dentre outros fatores.
  • Nem todos os pacientes podem fazer a caminhada, mesmo em local plano. Obtenha orientação de um profissional de saúde (médico e fisioterapeuta).

Em períodos de agudização da dor:

  • Redobre todos os cuidados já citados;
  • Faça compressas frias com os membros inferiores elevados;
  • Comunique ao seu fisioterapeuta;
  • Procure um ortopedista caso persista os sintomas.

 

Núbia Oliveira

Fisioterapeuta parceira da ComTato

 


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