Home > Neurologia Adulto > Fisioterapia: Lesão Medular

Fisioterapia: Lesão Medular

Lesão Medular

A lesão medular acontece devido um trauma ou infecção na medula. O prognóstico é variável quanto à altura da lesão. A fisioterapia em casa é extremamente importante e interessante por permitir a visualização do fisioterapeuta das dificuldades encontradas pela paciente em sua própria casa. Além disso, a família e o paciente estarão mais confortáveis e evitarão os inconvenientes que deslocamentos podem causar.

O que é uma lesão medular?

É uma lesão grave na medula, que pode levar à graves incapacidades sensitivas e motoras nos braços, tronco e pernas.

Redução ou ausência de sensação e movimento em determinadas partes do corpo. Pode apresentar também dificuldades na fala, deglutição, respiração e no sistema urinário e fecal.

Causas da lesão medular

Geralmente lesões traumáticas em acidentes de trânsito, esportes, quedas, acidentes de trabalho e ferimentos com arma de fogo ou outro tipo de violência. Mas podem ocorrer também lesões não traumáticas que afetam a medula como tumores, infecções, trombose, degeneração na coluna, mal formações dentre outros.

As conseqüências dependerão da altura da lesão. Quanto mais alta a lesão, mais grave a incapacidade. Por exemplo, lesões na altura do pescoço ou ombros podem levar a uma tetraplegia (perda do jogo e sensibilidade nos braços, tronco e pernas), além de afetar a respiração e até mesmo a fala e deglutição, lesões mais baixa levam à uma paraplegia ( perda do jogo e sensibilidade somente nas pernas ou parte do tronco). A lesão causa dependência, flacidez e perda de massa muscular na região afetada, incontinência urinária e fecal e problemas vasculares devido imobilidade. Além das conseqüências físicas, o fator psicológico é extremamente afetado e deve ser cuidadosamente tratado.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da lesão medular?

A fisioterapia terá que ser intensa e iniciar já no hospital estendendo até à casa e convívio deste paciente. O principal objetivo será ajudar o paciente e sua família a lidar com a nova condição física do mesmo e ensina-lo a usar estratégias que lhe devolvam sua maior independência em casa, no trabalho e lazer. Mobilidade, alongamento, força, equilíbrio e independência funcional serão os norteadores do tratamento. Prevenção de doenças respiratórias e problemas vasculares também tem que ser abordados durante o tratamento, bem como possíveis disfunções sexuais e urinárias. A interação do paciente com o profissional e a comodidade do tratamento domiciliar ajudarão o mesmo a aceitar a doença e ter força de vontade para mudar esta situação. É importante a participação de toda família, amigos e uma equipe multiprofissional competente na reabilitação.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

Irá depender da intensidade do tratamento, da altura da lesão e adaptação do paciente aos seus desafios. Não há como determinar portanto o tempo do tratamento, mas visando a independência funcional, o mesmo receberá alta, quando as expectativas reais forem atingidas.

Agende sua avaliação:

Entre em contato, teremos prazer em ajudar em sua reabilitação. Realizamos atendimentos de fisioterapia domiciliar em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Igarapé, Mario Campos, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)