Home > Neuropediatria > Fisioterapia: Torcicolo Muscular Congênito

Fisioterapia: Torcicolo Muscular Congênito

Torcicolo Muscular Congênito.jpg

O torcicolo muscular congênito leva a redução da flexibilidade do pescoço impedindo a movimentação normal da cabeça. A fisioterapia em casa será mais prática e menos desgastante à criança e sua família. As sessões poderão ser acompanhadas pelos pais, bem como toda evolução do tratamento.

O que é o torcicolo muscular congênito?

É uma rigidez na musculatura do pescoço que leva a inclinação e rotação da cabeça do recém-nascido.

A criança apresenta a cabeça inclinada para um lado e girada para o outro devido a um encurtamento do músculo do pescoço.

Há restrição de movimento da cabeça, ombro alto do lado afetado e uma dificuldade para enxergar devido ao mau posicionamento da face. Geralmente esta disfunção não é dolorosa, mas se não tratada causa dificuldades no desenvolvimento e constrangimentos principalmente na fase escolar.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento do torcicolo muscular congênito?

O tratamento fisioterapêutico é satisfatório se realizado ainda no recém-nascido e se for bem orientado aos pais e cuidadores. A fisioterapia irá promover o alongamento e relaxamento da musculatura atingida e estimular movimentos para os lados restritos da cabeça da criança.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

Geralmente o tratamento é rápido e muito eficaz se iniciado logo após o nascimento do bebê ou pós cirurgia se esta for necessária.

Agende sua avaliação:

Entre em contato, teremos prazer em ajudar em sua reabilitação. Realizamos atendimentos de fisioterapia domiciliar em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Igarapé, Mario Campos, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)