Alimentação Saudável

08/01/2018 0
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Uma alimentação saudável é indispensável para a manutenção da nossa saúde, mas a pergunta sempre é a mesma: Como se ter uma alimentação saudável? Somente a conseguimos através de uma dieta equilibrada. Sendo assim, necessitamos de uma alimentação variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Verifique os 10 passos para promover uma alimentação saudável, e escolha aqueles que podem trazer variedade e mudança de qualidade em sua alimentação.

  1. Procure alimentar-se em horários regulares, fazendo de 5 a 6 refeições diárias. Não “pule” nem substitua nenhuma refeição. Passar mais de 3 horas sem se alimentar, ou ficar em jejum por muito tempo pode causar tremores, dores de cabeça, irritação e falta de atenção.
  2. Coma devagar. A mastigação bem-feita é fundamental para digerir bem os alimentos e para que os nutrientes sejam bem absorvidos. Além disso, mastigar bem ajuda a diminuir o nervosismo e proporciona sensação de prazer. Dessa forma você ajudará seu estômago a perceber que recebeu a quantidade suficiente de alimentos e que não precisa mais sentir fome.
  3. Procure fazer suas refeições com tranquilidade e calma, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta (assistir TV, ler, etc.).
  4. Aumente a ingestão de líquidos para no mínimo 2 litros por dia. Muita água! Consuma com moderação bebidas alcoólicas e refrigerantes. Prefira sucos de frutas frescas ou polpa congelada.
  5. Evite o consumo de alimentos gordurosos (toucinho, torresmo, banha, bacon, queijos amarelos, maionese, creme de leite, manteiga). Diminua o consumo de carnes vermelhas para até 3 vezes na semana, pois são ricas em colesterol. Dê preferência a carnes brancas (peixes, frango sem pele).
  6. Para preparar os alimentos use de preferência óleo vegetais (soja, canola, milho e girassol) em pequenas quantidades. Evite frituras, sempre que possível, asse ou cozinhe os alimentos, em vez de fritá-los.
  7. Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Faça uso de ervas frescas para realçar o sabor das refeições (alho, cebola, orégano, noz moscada, salsa).
  8. Aumente o consumo de frutas, vegetais folhosos e outros vegetais crus de preferência com casca. Estes alimentos são ricos em fibras que proporcionam sensação de saciedade, regulam o funcionamento intestinal, e podem atuar prevenindo várias doenças.
  9. Escolha alimentos à base de fibras como farelo de trigo, aveia, cereais, pães e biscoitos 100% integrais. Leia os rótulos dos alimentos.
  10. Evite fazer grandes refeições à noite, pois é à noite que seu organismo repousa e a digestão é mais lenta. Se abusar provavelmente não irá dormir bem e terá mais apetite no seu café da manhã.

Daniele Magalhães, Nutricionista integrante da ComTato. Precisando equilibrar sua alimentação? Agende uma avaliação!


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