Dicas para melhorar o condicionamento físico durante a prática de exercícios

29/01/2018 0
Condicionamento-físico-durante-a-prática-de-exercícios.jpg

A prática de exercício físico promove um aumento da quantidade de energia requerida para o organismo realizar suas funções. Todo praticante de exercícios físicos necessita de uma alimentação balanceada, acompanhada e baseada em uma avaliação nutricional inicial, no sentido de corrigir os possíveis erros alimentares e adequar as necessidades aos objetivos de cada esporte.

Segundo a nutricionista, é inegável que a nutrição afeta o preparo físico e o desempenho atlético, por isso para se obter de forma adequada a energia necessária, a quantidade e principalmente a qualidade dos alimentos ingeridos deve ser observada. As dicas que serão apresentadas a seguir servirão para esclarecer sobre o verdadeiro papel da nutrição no exercício físico.

Exercícios em jejum são proibidos. Por isso, a ordem é se alimentar cerca de uma hora antes do treino. Dê preferência a alimentos que contenham carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, que são digeridos e absorvidos mais lentamente (são boas opções para um lanche: torrada integral; pão francês sem miolo; frutas secas; biscoito integral; maçã; banana; e, no caso de refeições maiores, macarrão).

Realize as grandes refeições (almoço e jantar) até 3 horas antes do exercício.

Evite consumir muita gordura e fibras antes dos exercícios, pois estes irão retardar o esvaziamento gástrico e dependendo da tolerância poderá provocar incômodos gastrointestinais.

Evite o consumo de alimentos estranhos, para que não ocorra intercorrências (gases, diarreia, dores abdominais) durante a pratica do exercício.

A recomendação de água durante o exercício é de 600-1000mL/hora divididos em pequenos volumes e intervalos regulares: 150-250mL a cada 15-20 minutos, com objetivo de minimizar os riscos de comprometimento da termorregulação corporal e da performance.

Após o treino TRÊS palavras chaves são essenciais na recuperação do tecido muscular: Horário – Quantidade – Tipo de Alimento. Ao final do exercício físico, a ingestão de carboidratos faz-se necessária para a reposição das reservas de glicogênio muscular depletadas durante o exercício, e o consumo de proteínas estimula a síntese protéica muscular no pós-exercício, promovendo o processo de adaptação muscular. Contudo a chave do sucesso encontra-se no consumo de carboidrato e proteína ao final do exercício, e não apenas ao consumo de proteína.

 

Sou Nutricionista Daniele Magalhães, integrante da ComTato. Ligue e agende sua avaliação!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.