Home > Obstetrícia > Fisioterapia: Gestação

Fisioterapia: Gestação

Fisioterapia na Gestação

A gestação é uma experiência única na vida da mulher. É um momento em que ocorrem muitas mudanças, tanto no seu corpo quanto em sua vida social. No entanto, estas alterações devem ser diferenciadas de distúrbios que podem ser detectados e tratados durante a gestação. Diante disso, o tratamento fisioterapêutico irá ajudar a minimizar as conseqüências destes distúrbios.

Fisioterapia na gestação

Durante a gestação são vividas mudanças de diversas ordens (biológicas, somáticas, psicológicas e socais) representando uma experiência única e intensa na vida da mulher. Estas modificações fisiológicas devem ser suficientes para promover uma gestação saudável e normal à mãe e ao feto e devem ser diferenciadas entre achados normais e patológicos que necessitam ser diagnosticados e tratados durante a gravidez.

Como a fisioterapia pode ajudar?

A fisioterapia vai atuar através de orientações sobre as modificações ocorridas durante a gestação, estimular a relação mãe-bebê, previnir e diminuir complicações osteomusculares, principalmente, dor lombar, cervical e no punho, orientações posturais, treinamento de equilíbrio e força muscular, prevenir ou melhorar os sintomas urinários, como a incontinência urinária, prevenir problemas circulatórios, edemas e varizes, ajudar no controle de peso, pressão arterial e diabetes, treinamento de técnicas para o trabalho de parto e parto, favorecer a amamentação, facilitar a recuperação do pós-parto e melhorar a auto-estima. Para tanto a fisioterapia conta com os seguintes recursos: drenagem linfática manual, relaxamento, massagem, alongamento, fortalecimento, pompage, exercícios respiratórios, circulatórios, perineais e mobilização pélvica. O tratamento pode ser realizado em sua própria casa, proporcionando uma melhor qualidade de vida durante a gestação, reduzindo ou minimizando as consequencias no pós-parto. Estudos relatam que a atividade física segura e com acompanhamento do profissional qualificado, garantem controle do peso corporal e melhora do condicionamento físico da gestante.

Nº de sessões de fisioterapia domiciliar

O número de sessões irá variar de acordo com o quadro da gestante, no entanto, estima-se que a gestante seja acompanhada durante toda a gestação e até mesmo no trabalho de parto e no pós-parto.

 


Agende sua avaliação:

Entre em contato, teremos prazer em ajudar em sua reabilitação. Realizamos atendimentos de fisioterapia domiciliar em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Igarapé, Mario Campos, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone

Celular

Sua mensagem

 

Agende sua avaliação:

(31) 3044-3099
(31) 9118-5320

Contato

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone

Celular

Sua mensagem