Convivência a dois

01/12/2017 0
casal-convivencia.jpg

Ola! Hoje vou escrever um pouquinho sobre convivência a dois. Já ouvimos falar que o relacionamento é comparado ao cuidado com uma plantinha. Primeiro escolhemos a planta ou sementinha, colocamos em um lugar agradável, com solo fértil, regamos frequentemente, e quando necessário podamos para que ela cresça bonita e saudável.

E no relacionamento é a mesma coisa, não importa o tipo e o tempo que se tem, se ficar sem ser regado irá secar e morrer. Pense nisso. Pense quantos amores perdidos por não acharmos importante simples gestos? Quantas decepções causamos nos outros apenas pelo fato de achar que não precisa fazer aquilo? Ficamos muitas vezes aprisionados em nossos próprios valores, esquecendo os valores do outro.

A relação a dois é um trabalho diário, independente das chuvas e trovoada do dia a dia, é preciso ter consciência de que uma relação precisa ser cultivada.

Na fase do namoro, o casal não possui uma convivência diária, até pelas questões das obrigações de cada um. No início é regado diariamente. É natural com o tempo ir mudando, e deixando as pessoas mais acomodadas e esquecendo-se de regar, podar, cuidar. Aos poucos vai murchando, caindo algumas folhas, perdendo a cor. E cadê o interesse pela linda planta que você cultivou no início? Não existe mais.

Após o casamento, existe o acúmulo de funções (trabalho, contas para pagar, estudos, casa, filhos) e por consequência, a convivência a dois se torna uma rotina, esquecendo que no casamento também precisa regar, podar, resgatar, adubar….

Em nosso local trabalho, dizemos “bom dia” (mesmo que esse não seja nosso desejo), atendemos educadamente o telefone e ouvimos atenciosamente nossos superiores, sem interrompe-los é claro. Além de estarmos limpos e vestidos adequadamente, precisamos estar motivados e com propostas para melhorias.

Então, por que quando chegamos em casa e não fazemos nem a metade desse esforço? Porque estamos cansados ou porque não vale a pena?

O assunto é extenso e não existe uma regra, cada casal é único, mas como forma de auxílio, seguem algumas dicas para cultivar o bom relacionamento:

  1. O respeito deve ser à base da relação, o uso de palavrões e xingamentos só servirá para magoar a outra pessoa;
  2. Diga bom dia, boa noite, pergunte como o outro está, demonstre interesse pelo dia do outro.
  3. . Beije, abrace em qualquer circunstância, demonstre afeto e carinho pelo outro. Não deixe estas manifestações apenas para o momento da relação sexual.
  4. Hábitos de higiene são fundamentais para a vida sexual do casal;
  5. Cuide da aparência, é inacreditável a transformação que homens e mulheres fazem depois da separação, porque não é possível fazer antes que ela aconteça?
  6. Presentes e gentilezas não precisam ter datas. Um gesto que se lembrou daquela pessoa já faz com que se sinta especial.
  7. Dialoguem sobre tudo. Sobre coisas boas e ruins. Converse sobre o que te incomoda, não deixe acumular mágoas e ressentimentos. Escute, mas também fale.
  8. Só por que estão em um relacionamento, não significada que estão colados, façam coisas separados.
  9. Façam planos, tenham objetivos, não deixe a relação “esfriar”, procure alternativas, não “empurre com a barriga”.
  10.  Aceite o fato que de vocês não tem as mesmas opiniões e por isso conflitos vão existir;
  11. Respeite a família e amigos de cada um;
  12. Diga o que gosta, e como gosta, só assim a outra pessoa saberá, lembre-se que ela não tem uma bola de cristal para descobrir.
  13. Reconheça os erros e peça desculpas.

Simples comportamentos podem fazer com que a relação fique mais agradável. Porém, não adianta regar a planta tudo de uma vez, e depois nunca mais colocar água, ou colocar lá de vez em quando, é preciso ir se dedicando a cada dia!!!

Boa sorte!

Heliomara Miranda, Psicóloga, integrante da ComTato

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.