Porque me boicoto tanto?

05/01/2018 0

Você já percebeu se existe alguma área na sua vida em que os seus comportamentos se repetem e que logo depois vem aquela sensação de que você poderia ter feito algo diferente para ter um resultado melhor? O auto boicote ou auto sabotagem são situações bastante comuns e, muitas vezes, difíceis de controlar.

Alguns exemplos do auto boicote: em relação a dieta muita gente geralmente começam na segunda-feira, contudo, no final de semana tendem a desistir, a cair em tentações, ou quando você está prestes a conseguir o emprego desejado, se atrasa para a entrevista, pessoas que quando começam a gostar de alguém fantasiam motivos para brigar e desgastar a relação.

As desculpas do tipo “eu não tenho tempo” são formas, muitas vezes inconscientes, de boicotar a si mesmo. Esse boicote acontece devido ao medo de se arriscar e de sair da sua zona de conforto. Esse comportamento te protege da frustração, mas ao mesmo tempo faz com que você não evolua, não cresça. Evite lamentar-se no futuro pelas coisas que você sempre quis, mas nunca fez alegando falta de tempo.

O medo do fracasso e de não dar conta das próprias expectativas também costuma ser uma grande armadilha na realização de um sonho. Esse medo se torna tão grande que a pessoa prefere não se arriscar e nem tentar alcançar algum objetivo.

Um primeiro passo para sair deste ciclo é parar e se observar, saber realmente o que quer. Refletir se há alguma questão que repetidamente não dá certo na sua vida e se você tem alguma responsabilidade nisso. Temos a tendência em responsabilizar os outros. Em relação à dieta, por exemplo, já ouviu: “eu estava firme na dieta, mas meu marido trouxe pizza”. Lembre-se! Não da para ter tudo ao mesmo tempo. Quando se escolhe por um, se abre mão do outro, pelo menos até atingir o objetivo almejado.

Em determinadas situações se conscientizar de algo e modificá-lo pode ser muito difícil gerando uma ansiedade muito forte. Nesse caso é recomendável procurar um psicólogo para dar início ao processo psicoterapêutico de autoconhecimento, para que juntos você possa se libertar das suas próprias prisões.

Se identificou? Agende seu horário.

Sou Heliomara Miranda, psicóloga, atuo há mais de 14 anos.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.