Acupuntura

Tratamento de dores, distúrbios do sono, fibromialgia, alergias…

Originária da China, a acupuntura é uma terapia milenar que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, estimulando o próprio organismo a melhorar o seu funcionamento, levando ao equilíbrio (homeostase) com o objetivo de tratar doenças e promover a saúde.  Ligue para a ComTato e agende sua avaliação (leia mais)

Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Este tratamento pode ser exercido por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, fonodiólogos, farmacêuticos, psicólogos e biomédicos, desde que tenham a especialização em Acupuntura. É importante ressaltar que existem acupunturistas tradicionais, que são técnicos sem nível superior, mas têm seus direitos assegurados.

 

Como funciona a acupuntura?

São inseridas agulhas de Acupuntura descartáveis pelo corpo do paciente em pontos específicos a serem tratados ou nos meridianos correspondentes a patologia. Tem como objetivo estimular as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. Este estímulo libera diversas substâncias químicas como a endorfina e a serotonina, como a ativação de cortisol que altera o sistema nervoso e desencadeia uma série de efeitos importantes, tais como, analgésico, anti-inflamatório, antialérgica e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas. Assim reestabelece a harmonia do corpo, promovendo o equilíbrio, sensação de bem-estar.

Quais são as indicações da acupuntura?

Como a Acupuntura tem a função de regular e harmonizar o funcionamento do organismo, através da estimulação do sistema nervoso, apresenta um amplo campo de atuação. Sendo assim, tem se observado uma grande eficácia no tratamento de inúmeras doenças e disfunções orgânicas, tais como:

  • Tratamento de dores pós-operatória
  • Alterações gastrointestinais: gastrite, náusea e vômitos da quimioterapia
  • Alterações musculoesqueléticas: dores na coluna, inflamação do cotovelo, dor miofacial e tendinite
  • Alterações reumatológicas: fibromialgia, osteoartrite, artrite-reumatóide
  • Alteraçoes nervosas: reabilitação de AVC, dores de cabeça, síndrome do túnel do carpo
  • Alterações cardiorespiratórias: rinite, asma, sinusite, hipertensão
  • Alergias
  • Alterações ginecológicas: tratamento para a fertilidade, cólicas menstruais, TPM
  • Doenças da pele
  • Estimulante da recuperação e cicatrização tecidual
  • Alterações psíquicas: estresse, depressão
  • Distúrbios do sono
  • Promove melhora da imunidade
  • Auxilia no emagrecimento
  • Atenuador de estrias recentes
  • Entre outras…

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionou todas das doenças tratáveis pela Acupuntura. No entanto, inúmeros estudos científicos realizados em todo o mundo, têm acrescido constantemente mais itens a esta lista de indicações.

Como é feito o atendimento?

Inicialmente será realizada uma avaliação com o profissional acupunturista, realizando anamnese, exame físico e quando necessário a interpretação de exames complementares, afim de definir se a acupuntura é indicada para tal quadro clínico. O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Se necessário, o profissional indicará outros tratamentos complementares como assistência médica, atividade física, reeducação alimentar, acompanhamento psicológico, etc. Em seguida, será definido o prognóstico, as possibilidades de sucesso com o tratamento e se haverá limitações. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

O número de sessões será definido de acordo com situação clínica de cada paciente. Cada sessão possui a duração de 50 minutos.

Preciso interromper outros tratamentos para fazer acupuntura?

Não, já que a associação da acupuntura com outros tratamentos (fisioterapia, medicamentos,…) tende a ser benéfico aos pacientes. No entanto, deve ser realizada uma avaliação prévia para determinar se este é o tratamento mais adequado ao paciente.

Posso adquirir alguma doença com uso das agulhas de acupuntura?

Se as agulhas forem reutilizadas, SIM.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que a acupuntura seja realizada exclusivamente com material descartável. É importante saber que a reutilização das agulhas pode acarretar na transmissão de microrganismos e levar a determinadas doenças. Logo, cabe ressaltar que as agulhas nunca devem ser reaproveitadas, nem no mesmo paciente pois, uma vez guardadas podem ser contaminadas. Fique atento, utilize sempre agulhas DESCARTÁVEIS!!!

Existe algum risco no tratamento?

A acupuntura é segura, se a prática for realizada de forma adequada. O risco não é referente a acupuntura e sim prática de profissionais sem qualificação. É uma técnica invasiva que exige conhecimentos médicos sobre antissepsia, anatomia e fisiologia humanas, fundamentais para evitar acidentes e complicações que eventualmente possam ocorrer, tais como inoculação de microrganismos no corpo humano ou danos a alguma estrutura nobre, como fígado, rim ou pulmão, com sequelas imprevisíveis. Mas esse tipo de risco é extremamente baixo.

Portanto, pesquise, avalie, observe e exija um profissional é qualificado!

 

Quando a acupuntura começa a produzir efeito?

Depende do quadro clínico de cada paciente, ou seja, do tipo e do tempo de evolução e do processo degenerativo da doença, além da realização das técnicas adequadas utilizadas pelo acupunturista. Geralmente, em quadros agudos, sem lesão estrutural, o efeito é imediato. Em casos crônicos, o efeito pode ocorrer a partir da quinta sessão.

 

A acupuntura pode ser utilizada como tratamento estético? Emagrece?

Sim, mas os tratamentos complementares como cuidados com a pele, reeducação alimentar, realização de atividade física regular, devem estar associados.

A acupuntura apresenta os seguintes benefícios:

 

  • Melhora da circulação sanguínea
  • Estimula a liberação de neurotransmissores (substância P, somatostatina) e estimula a proliferação de fibroblastos que produzem fibras colágenas no tecido conjuntivo
  • Atenua rugas de expressão, dermatite seborréica, acne, cloasma gravídico, estrias recentes, “olheiras” e queda de cabelo de origem psicogênica
  • Melhora o equilíbrio emocional, reduzindo a ansiedade, a sensação de fome e, desse modo, controla a compulsão alimentar, principalmente por doces
  • Normaliza os níveis hormonais
  • Reduz a irritabilidade
  • Melhora os sintomas causados pela obesidade: dor na coluna, joelhos e pés, o que motiva a realização de exercícios físicos
  • Atua na síndrome de abstinência causada pela suspensão inadequada dos remédios moderadores do apetite, sem causar efeitos colaterais ou dependência química provocada pelos redutores de apetite.

ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.