Disfunções miccionais e anorretais

Fisioterapia: Constipação Intestinal (Intestino Preso)

constipação intestinal

Fisioterapia: Constipação Intestinal (Intestino Preso)

Constipação intestinal é uma condição comum entre as mulheres, principalmente naquelas com inatividade física diária, pouca renda, educação de qualidade inferior, baixo consumo de líquidos associado a alimentos ricos em fibras. A constipação intestinal é considerada um problema relevante em saúde pública, sendo necessária uma avaliação cuidadosa.

Em condições normais o intestino funciona sempre num mesmo horário, como por exemplo, após uma das refeições principais (café da manhã ou almoço), quando os movimentos intestinais são ativados pelo reflexo do estômago ao receber os alimentos. Mas, embora o ideal seja evacuar ao menos uma vez por dia, é considerado normal evacuar até 3 vezes por semana, no mínimo. Menos do que isso já caracteriza a constipação. Esta é mais prevalente entre mulheres, embora a real prevalência seja difícil de ser estimada, devido à dificuldade em se definir exatamente o que seja constipação, sendo os seus sintomas extremamente comuns.

Para a paciente ser considerada constipada, deve apresentar 2 ou mais dos seguintes critérios: fazer força para evacuar, fezes endurecidas e pequenas, sensação de evacuação incompleto, sensação de obstrução ou bloqueio, manobras manuais para facilitar a evacuação como com os dedos e apresentar menos de 3 evacuações por semana.

Fatores relacionados à constipação:

  • Ingestão inadequada de fibras e líquidos
  • Alteração dos hábitos alimentares e uso excessivo de laxantes
  • Imobilidade prolongada ou sedentarismo
  • Fatores ambientais: falta de privacidade
  • Medicamentos
  • Doenças neurológicas, psiquiátricas, proctológicas, endócrinas e metabólicas

Como a fisioterapia pélvica e osteopatia podem ajudar na constipação?

A fisioterapia pélvica irá atuar na reeducação evacuatória, através de treino adequado dos músculos do assoalho pélvico associado às orientações quanto à ingesta de fibras e líquidos, privacidade, posicionamento adequado, programação da rotina para o reflexo peristáltico (movimentos involuntários do intestino e que permite a passagem dos alimentos ao longo do percurso do sistema digestivo até serem expelidos), massagem intestinal e exercícios específicos. Com isso, irá diminuir o aumento crônico da pressão intra-abdominal, prevenir ou minimizar os distúrbios urinários (ex. incontinência urinária), consequentemente, melhorar a qualidade de vida da paciente.

A osteopatia vai estimular a mobilidade visceral e musculoesquelética das regiões “congestionadas” e assim permitir o funcionamento natural do organismo. Sabemos que a constipação está diretamente ligada a falta de movimentação, mas nem sempre o órgão preso (intestino) é o vilão da história, ele pode estar sofrendo consequências de outras regiões tensas e hipomóveis que assim impedem seu peristaltismo funcional. O tratamento manual objetiva liberar estas tensões, melhorar a circulação sanguínea e hormonal e assim a melhor absorção do nutrientes.



Cíclica - Sexualidade Funcional

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31)9 9764-9963
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH.

Newsletter

Cíclica. Todos os direitos reservados.

WhatsApp chat