Dor crônica

dor cronica

Dor crônica

O tratamento de dores crônicas é desafiador e requer uma participação ainda mais ativa do paciente, pois suas causas nem sempre são claras, mas geralmente os incômodos se arrastam por meses ou até anos.

Outro aspecto que é importante levantar em casos de dores crônicas é a somatização dos problemas, que assemelha-se a um efeito dominó: uma dor mal tratada provoca outras disfunções compensatórias e consequentemente mais dor. O resultado é uma miscelânea de dores, desconfortos, limitações e desgaste emocional ao paciente e até a sua família.

A dor crônica não é uma doença em si. Este termo designa uma quantidade imensa de doenças, alterações de longa data e que recorrentemente causa dores. O organismo como um todo pode apresentar dores crônicas, tanto no sistema musculoesquelético, cardíaco, urinário, reprodutor…Para citar alguns exemplos: Lombalgias, cervicalgias, artroses, dor pélvica crônica, vaginismo, hipertensão arterial, gastrite, neurites, enxaquecas, endometriose…

Mas por que o diagnóstico é tão desafiador? Infelizmente, muitas pessoas acabam postergando a procura por tratamento por julgar que com o tempo os sintomas dolorosos vão passar. Quando procuram um médico, a doença já se encontra em um estágio mais avançado e consequentemente outras regiões do corpo já podem ter sido afetadas. O diagnóstico não é bem recebido. O paciente acredita que vai sentir dor pelo resto da vida, que não existe tratamento, acaba se abalando muito emocionalmente e as pessoas ao seu redor nem sempre entendem o problema com empatia. Existe um preconceito enorme sobre a Dor crônica, os pacientes são taxados como poli queixosos, depressivos, carentes.

O tratamento para dor crônica vem ganhando espaço finalmente. Cada vez mais estudos mostram alternativas múltiplas para tratar e prevenir o agravamento das disfunções que provocam a dor crônica. O principal e mais importante é a adesão sincera do paciente. Ele é fundamental, pois entender o problema e se responsabilizar pela sua qualidade de vida é fundamental.

Oferecemos atendimentos específicos no tratamento da dor crônica. Após uma boa avaliação, o profissional poderá orientar o paciente qual será a melhor opção: Osteopatia, RPG, Pilates, Fisioterapia pélvica, Terapias corporais integrativas, Atividades aeróbicas. Se for indicado, você também poderá ser orientado a procurar outros profissionais que complementem o tratamento.

Fique por dentro de nossas dicas, orientações e discussões sobre o assunto em nossas mídias sociais.

dor cronica

RPG no tratamento de dores crônicas

A Reeducação Postural Global envolve um trabalho de alongamento e fortalecimento global, liberação miofascial ativa juntamente com a respiração. Assim a melhora da circulação sanguínea é consequente a organização e harmonização do organismo, aprimorando a percepção corporal, educação em saúde e autocuidado. O tratamento com RPG alivia desconfortos e traz qualidade de vida e leveza em seu dia a dia. (leia mais)

Osteopatia no tratamento de dores crônicas

Dores crônicas geralmente são causadas por compensações que o corpo faz para tentar se manter bem, porém chega um momento que ele não tem condições de manter as modificações e a dor aparece. A osteopatia enxerga o paciente como um todo, interliga nossos sistemas e investe na causa do problema e não somente no sintoma álgico. O tratamento é eficaz e geralmente apresenta bons resultados rapidamente. (leia mais)

terapia integrativa dor crônica

Terapias integrativas no tratamento de dores crônicas

Visa conectar o paciente com seu corpo e mente, proporcionando bem estar, autoconhecimento , prazer e educação em saúde. A dor crônica rebaixa sua qualidade de vida, deixa seus dias pesados e até tristes. Quem aguenta viver bem sentindo dor o tempo todo? As terapias que utilizam movimentos corporais naturais, agulhamento, reiki, aromaterapia são boas ferramentas para devolver a capacidade do organismo em sentir-se bem e saudável. (leia mais)

pilates dor crônica

Pilates no tratamento de dores crônicas

O Pilates ajuda no processo de continuidade permanente do tratamento da dor crônica, evita o desestímulo com exercícios inteligentes e prazerosos. Por ser uma atividade que trabalha o corpo como um todo, o Pilates revigora o condicionamento físico, restabelece o controle musculoesquelético e mental do praticante, alivia tensões e ajuda no processo de educação em dor e saúde. (leia mais)

Fisioterapia pélvica dor crônica

Fisioterapia Pélvica no tratamento de dores crônicas

Dor pélvica crônica, endometriose, pós operatório de câncer de mama ou prótata, vaginismo, hipertonicidade dos músculos do períneo, neurites pélvicas são alguns exemplos de disfunções crônicas que a fisioterapia pélvica trata. Envolve técnicas manuais, eletroterapêuticas, cinesioterápicas, além de educação em saúde. O tratamento pode ser complementar, mais na maioria das vezes é de primeira escolha por oferecer baixos riscos e alta eficiência. (leia mais)

Cíclica - Sexualidade Funcional

(31)9 9764-9963
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH.

Cíclica. Todos os direitos reservados.