A Osteopatia é um tratamento manual que visa restabelecer a mobilidade geral do corpo, seja nas articulações, músculos, sangue, condução nervosa, vísceras. Além disso, a osteopatia integra os diversos sistemas do organismo, pois entende-se que o corpo depende de uma boa harmonização para um funcionamento fisiológico. Ou seja, não é o sintoma que se trata e sim a origem das disfunções
A Osteopatia é um tratamento manual que visa restabelecer a mobilidade geral do corpo, seja nas articulações, músculos, sangue, condução nervosa, vísceras. Além disso, a osteopatia integra os diversos sistemas do organismo, pois entende-se que o corpo depende de uma boa harmonização para um funcionamento fisiológico. Ou seja, não é o sintoma que se trata e sim a origem das disfunções.
Pacientes com dor crônica são a maioria dos osteopatas. Muitos que tentaram outros tratamentos, mas com insucesso, pois focavam em apenas um segmento do corpo e isto raramente vai funcionar, principalmente se um problema crônico já tiver se estabelecido.
A terapia osteopática pode acontecer tanto no crânio, vísceras quanto na estrutura musculoesquelética. Os ajustes são por meio de manipulações de tecidos “duros” (ossos e articulações) como em tecidos “moles” (músculos, fáscias, órgãos, ligamentos…).
Em qualquer idade a osteopatia pode ser benéfica, desde que um profissional habilitado saiba avaliar, conduzir o tratamento ou até mesmo encaminhar o paciente para demais profissionais se for o caso.