Enfermagem

Atua tanto em casos agudos como os primeiros socorros, como nos casos crônicos, em que pessoas necessitem de acompanhamento profissional para maior qualidade de vida e aplicação do tratamento médico correto.

A enfermagem é a arte do Cuidar. Provê os manuseios, técnicas, orientações e cuidados essenciais para a qualidade e manutenção da vida do paciente, excluindo ao máximo os riscos que uma pessoa pode correr com hábitos inadequados ou mesmo desconhecimentos. Ligue para ComTato e agende um horário. (leia mais).

A enfermagem atua em diferentes âmbitos, desde casos agudos como os primeiros socorros, como nos casos crônicos, em que pessoas necessitem de acompanhamento profissional para maior qualidade de vida e aplicação do tratamento médico correto.
O enfermeiro precisa antes de qualquer coisa, ser humanista e responsável. Saber ouvir o paciente, seus anseios, medos e informações. A ComTato conta com equipe multidisciplinar, com profissionais humanizados, atualizados e responsáveis. Sua equipe de enfermagem sabe que um trabalho bem feito em todos os âmbitos produz mais saúde física e emocional ao paciente e sua família.

Assistência Domiciliar em Enfermagem, o que é?

É o trabalho que o enfermeiro desempenha na própria casa do paciente. Facilita sua recuperação de saúde assistindo aos que possuem necessidade de acompanhamento profissional para assegurar o tratamento correto e melhorar sua qualidade de vida. A ComTato visa sempre a qualidade do tratamento, mas prioriza também a comodidade e conseqüentemente adesão ao tratamento. Quando um enfermeiro da ComTato está em sua residência, fique assegurado de sua competência, discrição e sobretudo honestidade.

Qual a importância de se ter um enfermeiro em casa?

A assistência domiciliar em enfermagem, muitas vezes é indispensável em casos de pacientes em recuperação pós Alta Hospitalar, pacientes idosos ou que possuem alguma doença crônica que necessite ser monitorada e bem orientada. Procedimentos errados podem causar infecções graves, traumas, lentidão na recuperação, perdas cirúrgicas, alterações medicamentosas, dentre uma série imensa de transtornos que pioram a condição de saúde da pessoa e podem levar até ao óbito. Ter um bom profissional ao seu lado, em um momento de fragilidade, em que anseios e dúvidas permeiam nossos pensamentos, além de trazer segurança e confiança, dá conforto e alívio ao doente e sua família.

Como o enfermeiro atua no atendimento domiciliar?

Os profissionais da ComTato são capacitados e comprometidos e irão colocar em prática seus conhecimentos a respeito da principal demanda do paciente, mas sem deixar de enxergá-lo como único e especial. Em cada caso, a conduta será traçada mediante as necessidades físicas e médicas de cada paciente, integrando seu lar, sua família e condição emocional. Algumas pessoas necessitam de cuidados 24 horas por dia, neste caso, o enfermeiro poderá trabalhar em regime de plantão de 12 horas. Em outros casos, o paciente pode necessitar de cuidados em tempos determinados, como medicação, alimentação, banhos no leito, cuidados com procedimentos cirúrgicos ou aparelhos hospitalares, trocas de sondas (nasal, entérica,uretral), manuseios de bolsas de colonostomia, fixação, curativos, dentre inúmeras outras atividades. Sendo assim, o enfermeiro permanecerá na casa do paciente durante o tempo necessário para cada procedimento, bem como para as orientações.

Atuação da enfermagem ao paciente idoso:

Visa o controle e manutenção da saúde da pessoa idosa que apresente alguma doença ou não. Muitas vezes o idoso necessita de alguém para ajudá-lo a desenvolver suas atividades do dia a dia, que monitore seus hábitos diários e previna complicações de doenças que já possam existir. Idosos com risco iminente de queda, que possuem doenças crônicas como diabetes, hipertensão, insuficiências cardíaca e renal, câncer, doenças neurológicas, serão muito bem acolhidos pelo enfermeiro que saberá lidar com as dificuldades e limitações destes e de suas famílias. Além da importância do cuidado particular do enfermeiro, sabemos das dificuldades que existem hoje para deslocar com um idoso para um centro de saúde, devido falta de tempo, indisposições e limitações físicas. Estar no seu trabalho e saber que seu ente querido, idoso e que precisa de assistência está em boas mãos, traz tranqüilidade e confiança a todos que o amam.

Atuação da enfermagem ao paciente crítico:

Paciente crítico é aquele que necessita de tratamento médico-hospitalar constante e monitorado. Os mesmos precisam de acompanhamento rigoroso e responsável para manutenção de sua vida e função de seus órgãos vitais. Pacientes com graves problemas cardíacos, pneumopatas, gestantes de alto risco, pós-operatórios delicados, crianças de alto risco, são exemplos de pacientes críticos. É essencial que um bom enfermeiro, com capacitação e liderança esteja ao lado do paciente e de sua família. Como já explicado, procedimentos inadequados podem trazer conseqüências desastrosas e tristes. Não é fácil lidar em situações desconhecidas, com doenças graves e/ou incapacitantes, por isso a família, amigos e principalmente o paciente, deve ser poupado ao máximo e, sobretudo ser bem orientado. O enfermeiro é chave essencial neste processo, amenizando situações e cuidando para que a dignidade e bem estar do paciente estejam sempre em primeiro plano.

Atuação da enfermagem aos pacientes crônicos:

O paciente crônico é aquele que apresenta uma doença incurável, mas que está sob controle. São exemplos os diabéticos, hipertensos, pessoas que já sofreram um derrame (Acidente vascular encefálico), os que necessitam de hemodiálise, usam respiradores mecânicos, crianças com problemas neurológicos e/ou respiratório… A enfermagem atua na manutenção dos bons parâmetros de vida do ser humano e principalmente a fim de melhorar a qualidade funcional do paciente. Na maioria dos casos, o enfermeiro não precisa estar presente o tempo todo com o paciente, necessitando da presença do mesmo por um período do dia. Sabemos hoje, que uma pessoa vive mais e melhor se ela tiver um detalhe especial em sua vida: orientação. Saber da sua doença, como lidar ou como evitar o agravamento torna os dias da pessoa muito mais confiantes e seguros.

Atuação da enfermagem às gestantes e parturientes:

Felizmente, o conceito dos brasileiros está mudando muito quanto ao modo de ver uma gestação e, sobretudo o parto. O parto natural, por muito tempo hostilizado, está sendo mais estudado e ganhando adeptos em todo o país, devido às inúmeras vantagens à gestante e ao bebê. Países desenvolvidos incentivam o parto natural, humanizado, enquanto que em países em desenvolvimento ainda estão a caminho deste avanço. Muitos tabus estão sendo quebrados e o parto está sendo visto como realmente deve ser: algo natural e sublime. A enfermagem exerce papel fundamental na realização do pré-natal, agindo com consciência e conceitos atualizados. Uma gestante que não apresente anormalidades nem precise de cuidados médicos, sente-se muito mais acolhida sendo acompanhada por um enfermeiro obstetra, que estará atento a qualquer manifestação anormal da gestação. Durante o parto, o enfermeiro atua no sentido de tornar o parto ainda mais natural e humanizado, protagonizando a mulher neste momento especial e único.

Por quanto tempo precisarei dos cuidados de um enfermeiro?

Não há como precisar exatamente um tempo. Cada caso deve ser detalhadamente avaliado. Em alguns, o enfermeiro poderá ir por uma ou duas vezes na casa do paciente para orientar e ensinar os cuidados corretos e necessários a situação do mesmo. Em outros, o enfermeiro precisa ser presença constante, pois o paciente pode ser muito ou totalmente dependente e não há um cuidador em casa capacitado para realizar os procedimentos preconizados. Tudo depende da doença de base, nível de dependência do paciente, disponibilidade da família e cuidadores. Ocorre também casos em que há necessidade do enfermeiro passar apenas as noites com o paciente ou somente os dias. Como dito inicialmente, cada situação demanda uma atenção e tempo diferentes.