A fisioterapia em pacientes neurológicos adultos tem um papel fundamental na reabilitação, adaptação e interação dos mesmos à sua condição de saúde. Nós da ComTato, traçamos nossas metas com base em uma avaliação fisioterapêutica detalhada, na doença de base do indivíduo e nas condições favoráveis ou não do ambiente em que vive. O atendimento é extensivo desde ao hospital até à casa do paciente e aos locais que ele geralmente freqüenta (escola, trabalho, parques, seu bairro…). Isto porque dependendo da doença neurológica que ele apresenta, é muito importante e interessante este vínculo para que as devidas observações e adaptações sejam realizadas. A fidelidade e o bom relacionamento paciente-terapeuta também são fatores determinantes à adesão e progressão do tratamento. As disfunções neurológicas são inúmeras e apresentam quadros bastantes diferentes: Lesão medular, Acidente Vascular Encefálico (AVE ou derrame), Doença ou Mal de Alzheimer, Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Síndrome de Guillian Barré, Mal de Parkinson, Paralisia Facial Periférica.
O Traumatismo craniano trata-se de qualquer contusão no crânio que pode se manifestar imediatamente ou em algumas horas atingindo somente a caixa craniana ou casos mais graves o cérebro.
Leia mais
A Paralisia facial periférica é causada por uma lesão do nervo da face. O paciente com esta lesão pode escolher o tratamento fisioterápico domiciliar ou atendimento em consultório.
Leia mais
O mal de Parkinson é uma doença bastante grave e incapacitante. O tratamento fisioterapêutico tem por objetivo reduzir as conseqüências desta afecção e orientar a família.
Leia mais
A Síndrome de Guillian Barrê é uma doença progressiva, porém reversível. Tendo em vista seu acelerado desenvolvimento e suas graves conseqüências, todos os esforços terapêuticos devem ser tomados afim de amenizar tais danos.
Leia mais
A Esclerose lateral Amiotrófica, é uma das mais graves doenças neurológicas e caracteriza-se pelo seu rápido desenvolvimento. Sendo assim, todas as medidas terapêuticas devem ser tomadas logo apareçam os primeiros sintomas.
Leia mais
A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso e seu prognóstico é bastante variável. A doença pode causar dificuldades para enxergar, falar, andar, equilibrar-se e dormências em determinadas regiões do corpo.
Leia Mais
A doença de Alzheimer é grave e progressiva e necessita de intervenção multiprofissional imediata. A fisioterapia é de fundamental importância. Os cuidadores podem acompanhar as sessões e auxiliar nas maiores dificuldades do paciente.
Leia mais
O acidente vascular encefálico, ou derrame, pode acontecer em qualquer faixa etária, mas é mais comum em idosos e pessoas com doenças cardíacas.
Leia mais
A lesão medular acontece devido um trauma ou infecção na medula e pode levar à graves incapacidades sensitivas e motoras nos braços, tronco e pernas. O prognóstico é variável quanto à altura da lesão.
Leia mais
As doenças dos nervos periféricos acontecem fora do Sistema Nervoso Central (Encéfalo ou medula). Sua incidência é bastante elevada e estas doenças se manifestam de diversas formas, classificando-as dentro do grupo das Polineuropatias.
Leia mais