Fisioterapia: Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é grave e progressiva e necessita de intervenção multiprofissional imediata. A fisioterapia é de fundamental importância e pode ser realizada no lar ou consultório, porém quando feita a domicílio, proporciona mais conforto e comodidade a todos envolvidos, paciente e familiares. Os cuidadores podem acompanhar as sessões e auxiliar no esclarecimento das maiores dificuldades do paciente, bem como participar das evoluções do treinamento.

O que é a doença de Alzheimer?

É um distúrbio neurológico degenerativo e progressivo que aparece de forma insidiosa e constante, causando perda de memória e confusão mental.

Os sintomas iniciais são esquecimentos de fatos recentes, dificuldade em memorizar situações, nomes, lugares e repetição de histórias antigas. Com a progressão da doença esses sinais vão se agravando levando à perda da memória recente e antiga e dificuldades na socialização.

Causas da doença de Alzheimer

Perda extensa de neurônios na área cerebral responsável pela memória e inteligência (Núcleo Basal de Meynert), causando uma redução do tamanho de parte do cérebro.

As conseqüências são graves e progressivas, a pessoa tem dificuldades em aprender coisas novas, à reter informações, dificuldades nas atividades de vida diária, distúrbios de linguagem, dificuldade de raciocínio, leitura, escrita, desorientação no espaço, desleixo com a aparência, vê e ouve coisas irreais, se movimenta pouco, fala coisas repetidas e sem nexo, começa a perder peso, não sorri, apresenta dificuldades urinárias e respiratórias, dentre outros.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da doença de Alzheimer?

É importante que o tratamento seja feito junto à família do paciente e nos locais que o mesmo frequenta. O atendimento tem que ser criativo e estimular a memória da pessoa. É necessário também o treino de equilíbrio e mobilidade, prevenção de complicações musculares, respiratórias, urinárias e úlceras. Orientações quanto a melhor disposição de móveis, treinamento dos cuidadores, de marcadores de segurança são fundamentais aos familiares. Este paciente terá que ser tratado com todo respeito, amor e dedicação do profissional e pelos que o cercam.

Número de sessões de fisioterapia:

O tratamento deve ser iniciado o mais precoce possível e deve ser contínuo por toda progressão da doença. Infelizmente, como a doença é progressiva e irreversível o tratamento deve ser cada vez mais intenso e constante.