Fisioterapia: Doença de Parkinson

O mal de Parkinson é uma doença bastante grave e incapacitante. O tratamento fisioterapêutico tem por objetivo reduzir as conseqüências desta afecção e orientar a família. As sessões podem ser realizadas a domicílio ou consultório. O atendimento no próprio lar evita inconvenientes de deslocamentos e é mais gratificante ao profissional e principalmente ao paciente, pois é mais confortável, prático e seguro.

O que é a doença de Parkinson?

É uma doença progressiva e irreversível que atinge o sistema motor do corpo.

Rigidez muscular, tremor durante o repouso e principalmente ao executar atividades manuais, redução e lentidão dos movimentos.

Causas da doença de Parkinson

As causas não estão totalmente esclarecidas e não são fáceis de serem identificadas, mas estima-se que fatores genéticos, exposição a toxinas ainda no período gestacional e o envelhecimento natural de uma região cerebral levam à redução de dopamina (neurotransmissor responsável pela ativação da área motora no cérebro).

A doença por ser progressiva apresenta conseqüências insidiosas que tornam-se graves com o passar do tempo. Inicialmente, o paciente tem dificuldades em realizar movimentos simples, manter-se equilibrado e concentrar em suas atividades. Ele passa a andar com mais dificuldade e de forma mais lenta, além de parecer “congelar” ao tentar dar um passo à frente. A expressão facial fica reduzida, há dificuldades para se alimentar e escrever. Infelizmente, esta doença torna o paciente muito dependente e sujeitos à doenças cardiorrespiratórias.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da doença de Parkinson?

Este paciente deverá ser tratado com todo respeito e cuidados por todos os profissionais da saúde e principalmente por sua família. Nosso objetivo fisioterapêutico é adiar e reduzir ao máximo os sofrimentos e conseqüências da doença. Por isso é essencial que a intervenção seja precoce e constante. O fisioterapeuta na própria casa do paciente, terá condições de adaptar a melhor forma de disposição dos móveis, orientar o paciente e cuidadores às dificuldades iniciais e posteriores além estabelecer maior vínculo profissional-paciente. Caso o paciente opte pelo atendimento em consultório, o terapeuta poderá acordar com a família uma visita domiciliar para devidas orientações na casa.

Número de sessões de fisioterapia:

O tratamento deve ser iniciado o mais precoce possível e deve ser contínuo por toda progressão da doença. Infelizmente, como a doença é progressiva e irreversível o tratamento deve ser cada vez mais intenso e constante.