Fisioterapia: Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso e seu prognóstico é bastante variável. Geralmente pessoas diagnosticadas com esclerose preferem fazer suas sessões fisioterapêuticas em casa devido maior conforto, comodidade e principalmente por serem em ambiente familiar torna-se mais dinâmico e direcionado.

O que é a esclerose múltipla?

É uma doença cerebral, lentamente progressiva extremamente variável quanto à evolução prognóstica.

Os pacientes podem relatar dificuldades para enxergar, falar, andar, equilibrar-se e dormências em determinadas regiões do corpo.

Causas da esclerose múltipla

A causa desta lesão é a destruição de mielina, que é um envoltório neurológico, o que leva a redução da condução nervosa. O motivo desta redução não está claramente identificável, mas há estudos que demonstram alguma relação com distúrbios imunológicos e fatores predisponentes genéticos.

As conseqüências são imprevisíveis e muito variáveis. Algumas pessoas começam relatando dormência, perda de força e falta de equilíbrio nas pernas. Ela começa a ter dificuldades leves à graves para realizar atividades simples e mais elaboradas. A força e tônus muscular apresentam-se diminuídos. O paciente fica bastante abalado emocionalmente e acaba se restringindo do convívio social, podendo levar até mesmo à depressão.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da esclerose múltipla?

O intuito fisioterápico é condicionar o sistema muscular com exercícios de baixa a moderada resistência e auxiliar ao máximo na independência do paciente. O conforto, adaptação e adesão ao tratamento ajudam ao máximo o aproveitamento das sessões e um vínculo forte do profissional com o paciente. A fisioterapia tem que ser constante e precoce para não permitir a aceleração das conseqüências.

Número de sessões de fisioterapia:

Por ser tão variável, o tempo de tratamento dependerá do nível e progressão da doença. Geralmente o tratamento se estenderá por toda vida do paciente, seja presencial ou somente com orientações dependendo do grau de acometimento.