Fisioterapia: Polineuropatias

As doenças dos nervos periféricos acontecem fora do Sistema Nervoso Central (Encéfalo ou medula) e representam um assunto muito complexo na medicina. Sua incidência é bastante elevada e estas doenças se manifestam de diversas formas, classificando-as dentro do grupo das Polineuropatias. A fisioterapia ajuda a minimizar os sinais e sintomas destas lesões, a manter preservado estruturas musculoesqueléticas, otimiza o sistema cardiopulmonar e, portanto, dá mais qualidade de vida ao paciente. A ComTato conta com fisioterapeutas conhecedores da doença, com experiência clínica e constantemente atualizados para o melhor atendimento.

O que é Polineuropatia?

Representa um grupo de doenças do sistema nervoso periférico (nervos), como lesões do plexo braquial (nervos dos Membros Superiores: mediano, ulnar, radial) e lesões do plexo lombossacro (nervos dos Membros Inferiores: ciático, fibular comum, tibial). A Síndrome do Túnel do Carpo e a Ciatalgia são afecções bastante comuns na prática clínica.

Causas das Polineuropatias:

Infecções por substâncias tóxicas, carências nutricionais, processos inflamatórios ou infecciosos, compressões ou traumas, desordens do tecido conectivo ou genéticas. Algumas causas são idiopáticas, ou seja, não se consegue detectar a etiologia exata da doença.

Sinais e Sintomas das Polineuropatias:

Podem apresentar quadro de paralisia, acometendo principalmente a musculatura distal (mãos e pés). Além da redução ou total perda de força muscular, pode acontecer alterações da sensibilidade, tato, pressão, temperatura, percepção de dor. Tais sintomas podem levar a pessoa a perder sua capacidade de exercer suas atividades de vida diária, como deambular.

Como a fisioterapia pode ajudar nos casos de Polineuropatias?

A fisioterapia faz parte de um tratamento multidisciplinar. A doença de base deverá estar sendo devidamente tratada e monitorada. A fisioterapia trabalha na prevenção de deformidade secundárias à doença, alivia dores e tensões musculares, ajuda no ganho de força e flexibilidade e ainda nas percepções de tato e temperatura. O tratamento deve incluir também orientações importantes de posicionamento, auto-cuidado, vestuário, disposições de móveis e indicações de dispositivos de locomoção.

Número de sessões de fisioterapia:

Irá depender da intensidade do tratamento, da doença de base e da adaptação do paciente aos seus desafios. Não há como determinar, portanto o tempo do tratamento, mas visando a independência funcional, o mesmo receberá alta, quando as expectativas reais forem atingidas.