Serviços

Fisioterapia: Traumatismo Crânio Encefálico (TCE)

Fisioterapia: Traumatismo Crânio Encefálico (TCE)

O Traumatismo craniano trata-se de qualquer contusão no crânio que pode se manifestar imediatamente ou em algumas horas atingindo somente a caixa craniana ou casos mais graves o cérebro. O TCE, apresenta prognóstico bastante variado com manifestações clínicas aparentemente confusas e instáveis. Após estabilização do TCE, o paciente corriqueiramente é encaminhado para reabilitação fisioterapêutica. Quanto maior a proximidade e atenção da família e da equipe de saúde para com o paciente mais eficaz o tratamento. É importante que o paciente esteja à vontade em relação ao local a ser realizado a fisioterapia, sendo seu próprio lar um ponto bastante positivo nesta questão.

 

O traumatismo crânio-encefálico (TCE), acontece geralmente em acidentes, em pessoas jovens e acomete na maioria, os homens. A gravidade e consequente prognóstico não são facilmente definidos de imediato, mas sabe-se que depende da extensão e local da lesão no encéfalo. A fisioterapia visa a reabilitação deste paciente. Sendo realizada no seu próprio lar, garante uma aproximação maior do mesmo com sua família e com o próprio profissional, além de permitir uma observação mais eficaz das maiores dificuldades que o paciente tem para realizar suas atividades de vida diária. Isto incide em mais sucesso e segurança no tratamento. O paciente também pode optar pelo tratamento em consultório, caso lhe seja mais conveniente.

O que é um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE)?

São lesões ocorridas no crânio que podem afetar o encéfalo do indivíduo. Tais lesões variam de leves a muito graves.

Sinais e sintomas do Traumatismo Crânio Encefálico- TCE:

São bastante variados e dependem do grau e local da lesão. Pode haver inconsciência, distúrbios hemodinâmicos de rápido desenvolvimento, disfunções musculoesqueléticas momentâneas ou permanentes.

Causas do Traumatismo Crânio Encefálico- TCE:

As mais comuns incluem os acidentes automobilísticos ou no trabalho, quedas, violência física, mergulho em águas rasas.

Consequências do Traumatismo Crânio Encefálico- TCE:

As consequências podem ser brandas, havendo recuperação em curto prazo ou graves, podendo levar até à morte. Em alguns casos os pacientes podem permanecer com sequelas, mas estas são muitas vezes imprevisíveis no estágio inicial do tratamento.

Como a fisioterapia domiciliar ou em consultório pode ajudar no tratamento de um Traumatismo Crânio Encefálico- TCE?

A fisioterapia contribui de forma ímpar na reabilitação de um paciente que sofreu um TCE. O fisioterapeuta atuará de maneira a evitar contraturas musculares, negligenciação de membros afetados e desmotivação do paciente. Estratégias básicas para o reaprendizado e readaptação devem ser ensinadas pelo profissional ao seu paciente. Paciência e dedicação de ambos proporcionarão conquistas e vitórias diárias ao longo do tratamento.

Ressalta-se ainda a importância de um tratamento em equipe e diferenciado, com o apoio da família e empenho do paciente. Como as consequências e o prognóstico são extremamente variáveis, o plano de tratamento deve ser bem elaborado e diversificado, lembrando assim a importância de um profissional bem qualificado e atencioso.

Número de sessões de fisioterapia para o Tratamento de traumatismo Crânio Encefálico- TCE:

Irá depender da intensidade do tratamento, do nível e tipo do TCE e da adaptação do paciente aos seus desafios. Não há como determinar portanto, o tempo exato do tratamento, mas visando a independência funcional, o mesmo receberá alta, quando as expectativas reais forem alcançadas.

 

 


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.