Serviços

Fisioterapia: Atraso do desenvolvimento normal da criança

Fisioterapia: Atraso do desenvolvimento normal da criança

O atraso no desenvolvimento normal de recém-nascidos pode ocorrer em bebês sem qualquer lesão cerebral, mas que passaram por algum sofrimento ou restrição antes, durante ou logo após o parto. Geralmente se movimentam pouco e são muito chorosas. A fisioterapia na casa da família é uma ótima alternativa para acompanhar de perto a evolução do tratamento e adaptar as dificuldades da criança à sua própria casa. Ligue para a ComTato e agende a avaliação da sua criança. 

 

 

O que é o atraso no desenvolvimento normal do bebê?

O desenvolvimento motor é considerado como um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas. Ele é moldado a partir de estímulos externos. Assim, se ocorre um atraso significativo em alguma parte do desenvolvimento da criança, este atraso pode comprometer a coordenação motora fina e grossa, as habilidades motoras, cognição, linguagem, interação social e as atividades de vida diária. É importante ressaltar que o desenvolvimento motor anormal não está associado somente a doenças neurológicas ou estruturais.

Sinais e sintomas

Os bebês são mais chorosos, dependentes, se movimentam pouco e são pouco curiosos à brincadeiras e descobertas. Às vezes podem ser julgadas como “preguiçosas” o que pode lhes causar frustrações e atraso no desenvolvimento na fase escolar.

Causas do atraso no desenvolvimento normal do bebê

A super-proteção dos pais, falta de interação com o ambiente ou problemas durante a gravidez podem ser as possíveis causas do atraso.

Consequências

Este atraso pode levar a dificuldades futuras ao realizar suas atividades diárias e de interação com o ambiente e com outras pessoas

Como a fisioterapia pode ajudar?

A fisioterapia tem um papel fundamental no diagnóstico e tratamento de distúrbios do desenvolvimento, avaliando e identificando qualquer alteração no quadro neuropsicomotor. A intervenção deve ser realizada através de atividades lúdicas, associada ao ambiente familiar, estimulará o desenvolvimento adequado à idade da criança despertando o bebê para atividades e brincadeiras próprias da sua idade e, portanto, restabelecer a funcionalidade e a maior independência. Se realizada precocemente e com inclusão da família, otimiza os resultados, auxiliando a criança a retornar as atividades adequadas para idade o mais cedo possível. Contrate um profissional especializado.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

O número de sessões será de acordo com a evolução do bebê, sendo em média 15 sessões fisioterápicas.

 


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.