Fisioterapia: Hidrocefalia

A hidrocefalia manifesta-se por sinais e sintomas tais como aumento da circunferência craniana, irritabilidade, alteração do tônus dos membros inferiores, início de escoliose, diminuição da coordenação e alterações discretas da personalidade. O prognóstico desses pacientes é bastante diverso e dependente de vários fatores. Assim o tratamento fisioterapêutico vai ajudar a minimizar as consequências e, portanto, as sessões devem ser avaliadas e acompanhadas pelos pais de perto, daí a importância do atendimento em casa, personalizado e interativo com o profissional. Ligue para a ComTato e agende a avaliação da sua criança.

O que é um hidrocefalia?

A hidrocefalia é uma doença caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido encefalorraquidiano no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnóideo) que leva ao inchaço e ao aumento de pressão cerebral, acarretando lesões nestes tecidos. A hidrocefalia é classificada de acordo com a causa e se divide em três tipos:

Hidrocefalia obstrutiva: ocorre por obstrução do sistema ventricular impedindo que o líquido cefalorraquidiano flua normalmente pelo cérebro e pela medula espinhal. A obstrução pode apresentar no nascimento ou após. Um dos tipos mais comuns é a estenose do aqueduto, que acontece por causa de um estreitamento do aqueduto de Sylvius.

Hidrocefalia não-obstrutiva: é resultante da baixa produção ou absorção do líquido cefalorraquidiano. Sendo mais comuns nos sangramentos no espaço subaracnóideo. Pode também estar presente ao nascimento ou após.

Hidrocefalia de pressão normal: é um tipo de hidrocefalia adquirida acomete principalmente pessoas idosas e é resultado de um trauma ou doença, mas as causas exatas ainda não estão totalmente esclarecidas. Portanto, é muito importante que o diagnóstico seja realizado precocemente, assim a criança ou o adulto apresentam menores chances de sequelas.

O diagnóstico durante a gestação pode ser definido através da ultrassonografia e a tomografia e a ressonância magnética delimitam a área afetada. O tratamento pode ser medicamentoso: que tem como objetivo baixar a produção do líquido encefalorraquidiano ou cirúrgico: através do implante de uma válvula que drena o excesso de líquor para outras cavidades do corpo, geralmente para a cavidade abdominal ou pela abertura de um orifício no terceiro ventrículo para propiciar a saída alternativa para este excesso de líquor ou remoção de tumores ou partes do cérebro que produzam o liquor em excesso. Estes tratamentos variam de acordo com a causa da hidrocefalia.

Sinais e Sintomas

Os sinais e sintomas podem variar de acordo com a idade da criança. Assim, em bebês geralmente são: irritabilidade, letargia ou sonolência excessiva, apneias ou paradas respiratórias, alteração do formato do crânio, cabeça grande ou que cresce rapidamente, “moleira” aberta, abaulada e tensa, má alimentação, convulsões, olhos fixos voltados para baixo, dificuldade para andar, desequilíbrio e atraso do desenvolvimento psicomotor. Em crianças maiores: dor de cabeça, náuseas ou vômitos, dificuldade para enxergar e letargia ou sonolência excessiva, dificuldade para acordar ou se manter acordado, equilíbrio instável, má coordenação e falta de apetite.

Em adultos: dor de cabeça, dificuldade para manter-se acordado ou para acordar, perda de memória, perda de coordenação ou equilíbrio, dificuldade para caminhar, mantem-se mais lento durante as atividades, perda de controle da bexiga ou uma necessidade frequente de urinar e deficiência visual.

Causas

As principais causas de hidrocefalia estão relacionadas a hereditariedade (rara), espinha bífida, prematuridade do bebê, hemorragia intracraniana, traumatismos cranianos, infecções (meningite, caxumba, hepatite, etc), tumores, cistos, estenose do aqueduto Sylvius e idiopáticas (sem causa aparente). Elas podem ocorrer durante a gestação ou podem ser adquiridas ao longo da infância ou da vida adulta por alguma adversidade.

As consequências da hidrocefalia variam muito e é muito difícil determinar um prognóstico. No entanto, os pacientes podem apresentar deficiência intelectual e atraso do desenvolvimento motor normal para idade, nos casos de hidrocefalia congênitas. Em adultos, as consequências apresentam uma recuperação lenta e os sintomas são persistentes como declínio significativo da memória ou de habilidades intelectuais.

Como a fisioterapia pode ajudar?

É de suma importância que esta criança seja acompanhada por uma equipe multidisciplinar associada ao envolvimento dos pais, para que a mesma se beneficie ao máximo das atividades a serem adquiridas e tenha uma melhor vida possível. O objetivo da fisioterapia em neuropediatria irá variar de acordo com a capacidade e as dificuldades da criança. Ela tem como intuito, ampliar suas funções, melhorar a capacidade de vida e modificar ou minimizar o resultado perante os déficits neurológicos e motores, incluindo questões de desenvolvimento cognitivo, comunicação social e emocional.

Ainda deve adotar medidas para prevenir complicações secundárias como escoliose, hipercifose, hiperlordose, facilitar o desenvolvimento sensório-motor, preparar a criança para deambulação se for possível ou tornar essa deambulação mais independente, facilitar e treinar as atividades de vida diária, promover o desenvolvimento sócio-emocional, orientar os familiares quanto às estratégias adequadas e engajá-los no manejo dos problemas juntamente com os professores da escola. Como a fisioterapia em casa se torna mais personalizada ao ambiente e à família da criança, faz com que a criança se sinta mais familiarizada ao ambiente e fique mais motivada. Procure sempre profissionais especializados.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

O número de sessões irá variar de acordo com o quadro da criança, das conseqüências e quão precoce iniciou-se o tratamento.