Serviços

Fisioterapia: Luxação Congênita de Quadril

Fisioterapia: Luxação Congênita de Quadril

A luxação congênita de quadril, leva à uma instabilidade do quadril e pode ser facilmente revertida se tratada precocemente. No entanto, se houver protelação do tratamento graves conseqüências motoras e até mesmo sociais serão partes da vida da criança. A ComTato oferece sessões fisioterapêuticas a domicílio, este atendimento permite criar um vínculo de confiança do fisioterapeuta com a criança e seus pais e traz comodidade e praticidade a família. A fisioterapia é o tratamento de primeira linha, opta por processo cirúrgico quando a fisioterapia sozinha não consegue bons resultados. 

 

 

O que é a luxação congênita de quadril?

É uma anormalidade na congruência/fixação do quadril da criança, ocorre pela perda do contato entre o fêmur e o acetábulo. Esta luxação pode acontecer tanto antes quanto após o nascimento. Se não diagnosticada ou tratada inadequadamente, a criança terá um problema físico para o resto da vida.

Sinais e sintomas

O bebê evita movimentos com a perna afetada e chora de dor quando a mesma é movimentada ou até mesmo ao simples toque. Pode ser detectado também devido ao atraso da criança em começar a caminhar, ao mancar ou andar como “pato”.

Causas

Pouco se sabe sobre a causa da luxação congênita de quadril, mas o que se compreende que está associada a fatores genéticos (flacidez ligamentar), hormonais (produção de relaxina) e mecânicos (posicionamento intra-uterino).

Consequências

O diagnóstico e tratamento precoces ajudam muito a reduzir ou até mesmo extinguir esta deformidade e logicamente suas consequências. Se não tratada, ou houver demora para o início do tratamento, a criança provavelmente apresentará dificuldades para caminhar e importantes alterações posturais, além de dor e um alto risco de fraturas devido fraquezas ósseas no membro afetado.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da luxação congênita de quadril?

A fisioterapia deve ser precoce e bem aceita pela criança e família. Ela iniciará durante o uso de gesso e dará sequência após a retirada. O tratamento fisioterapêutico visa orientar o melhor posicionamento, exercícios que restabeleçam a movimentação e a força normal do quadril da criança. Atua também na prevenção de instabilidades articulares, desvios posturais, dificuldades para andar, fraquezas musculares e consequentemente atrasos no desenvolvimento normal da criança, proporcionando função e desenvolvimento adequados.

É possível que a criança tenha receio de movimentar-se após o tempo gessado, sendo indicado cautela mas também motivação em treinos adequados indicados por um profissional capacitado. O treino da marcha deve ser iniciado assim que a criança conseguir ficar de pé, com os membros inferiores relativamente normal.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

Geralmente o tratamento é rápido e muito eficaz se iniciado logo após o nascimento do bebê ou pós cirurgia se esta for necessária.

 


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.