Serviços

Fisioterapia para Amiotrofia Espinhal

Fisioterapia para Amiotrofia Espinhal

A amiotrofia espinhal é uma doença grave e precisa ser tratada com muito carinho e cuidados especiais. A criança e a família apresentam-se bastante sensíveis necessitando de um atendimento personalizado e multiprofissional. Em casa, a fisioterapia trará mais confiança e qualidade no atendimento e irá reduzir os sofrimentos de locomoção para ambos. A família vai se sentir mais acolhida e amparada. Ligue para a ComTato e agende a avaliação da sua criança.

 

O que é a amiotrofia espinhal?

É uma doença degenerativa de origem genética, sendo uma das mais comuns do sistema nervoso central e mais frequente dentre as doenças autossômicas recessivas. Caracteriza-se pela atrofia muscular do corno anterior da medula espinhal. Não há evidência de comprometimento cerebral e o nível de inteligência é normal ou acima da média.

Sinais e sintomas

A amiotrofia infantil se apresenta de 3 formas e se divide em grave, intermediária e benigna. Aparece nos primeiros meses de vida da criança e pode causar importantes comprometimentos musculares e respiratórios. É classificada de acordo com a época de início e a gravidade do comprometimento motor, sendo dividida em três formas: amiotrofia espinhal progressiva tipo I ou Werdnig Hoffman; amiotrofia espinhal progressiva tipo II ou Forma Intermediária; amiotrofia espinhal progressiva tipo III ou Doença de Kugelberg-Welander. Existe ainda um quarto grupo, que alguns pesquisadores classificam como a forma adulta da amiotrofia espinhal progressiva ou tipo IV, enquanto outros preferem apontar essa forma tardia como uma manifestação benigna da tipo III.

Os sinais e sintomas encontrados são: hipotonia, paralisia, arreflexia, amiotrofia e miofafasciculação. Estes devem ser investigados com cautela, uma vez que esses sinais clínicos podem estar presentes em outras neuropatologias e pelo fato desta desordem evoluir progressivamente, a rapidez em se estabelecer um diagnóstico preciso é imprescindível. É importante ressaltar que o exame de sensibilidade geralmente é normal, não havendo comprometimento da coordenação motora.

Causas

A causa da amiotrofia espinhal está ligada a mutação das duas cópias dos dois genes SMN (Sobrevida do Moto-Neurônio) 1 e SMN 2 de ambos genitores, sendo estes os determinantes da apresentação dos sintomas e da severidade da doença, respectivamente.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da amiotrofia espinhal?

A fisioterapia visa reduzir os efeitos desta disfunção, amenizar o sofrimento da criança e de sua família, evitando complicações durante a vida do paciente. Assim, atua através das seguintes técnicas: treino de fortalecimento e resistência muscular, flexibilidade, melhora da movimentação ativa de MMSS e MMII, aumento das amplitudes de movimento, aprimoramento da posição ortostática, estimulação das transferências posturais, do engatinhar e da marcha, promover melhor equilíbrio estático e trabalhar a percepção da imagem corporal. Estando em casa, a criança será melhor direcionada quanto às suas maiores dificuldades no dia a dia e se sentirá familiarizada com o ambiente.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

O tratamento deve ser iniciado logo após a confirmação do diagnóstico e se estender durante todo o desenvolvimento da criança.

 


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.