Fisioterapia para Miopatias

As miopatias podem se apresentar de diversas formas e graus de acometimento. O importante é que os tratamentos médicos sejam bem elaborados e corretamente aplicados. A fisioterapia é fundamental e deve ser iniciada logo após o diagnóstico. As sessões em casa vão deixar a criança mais à vontade para expressar suas dificuldades e permitir que o profissional adapte seu treinamento da melhor forma possível. Ligue para a ComTato e agende a avaliação da sua criança.

O que são miopatias?

São doenças graves, que provocam uma grande fraqueza muscular global devido uma destruição ou falta de uma proteína protetora da fibra muscular. Caracteriza-se pela perda de massa muscular, degeneração e regeneração aleatória das fibras musculares e em alguns casos infiltração de leucócitos, geralmente irreversíveis. Elas diferem entre si quanto ao tipo de fibras musculares, a herança, idade de início e curso evolutivo. São classificadas como: miopatias inflamatórias adquiridas, distrofia muscular, transtornos miotônicos, miopatias congênitas, miopatia mitocondrial não classificada em outra parte e outras miopatias.

Estas crianças são muitas vezes vistas erroneamente apontadas como “preguiçosas”, pois inicialmente parecem não apresentar nenhum distúrbio. Com o decorrer do tempo, a doença avança e provoca danos irreparáveis na vida desta criança e de sua família. Os sinais e sintomas geralmente apresentados são: câimbras musculares, rigidez, espasmos, tetania e a necessidade de “manobras” para se levantar.

Infelizmente as conseqüências podem ser graves e rápidas, provocando distúrbios no relacionamento interpessoal e no desenvolvimento normal infantil e na fase pré- adolescente.

Causas

As causas mais identificadas incluem doenças auto-imunes, infecções, efeitos colaterais da medicação, distúrbios metabólicos do corpo, função prejudicada do sistema endócrino, toxinas e deficiências nutricionais.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento das miopatias?

Estas crianças requerem um atendimento personalizado, sério, e acima de tudo com muita dedicação e amor tanto da família quanto do profissional fisioterapeuta. A família necessita de orientações para ajudar a minimizar os danos da doença à criança e a entender como lidar com situações difíceis. A fisioterapia deve ser precoce, consciente e auxiliar na resolução das dificuldades que surgirão à criança e aos seus pais.

Assim tem como objetivo evitar e corrigir deformidades e posturas anômalas, reeducar a musculatura afetada através da flexibilidade e fortalecimento, manter e melhorar as funções de locomoção, a propriocepção, as atividades manuais, a função cardiorrespiratória entre outros. Em casa, a criança e a família estarão mais confortados auxiliando-se mutuamente durante o tratamento.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

O tratamento deve ser iniciado logo após a confirmação do diagnóstico e se estender durante todo o desenvolvimento da criança.