Serviços

Fisioterapia para Pé Torto Congênito

Fisioterapia para Pé Torto Congênito

O pé torto congênito é uma disfunção relativamente simples e o tratamento será bem-sucedido se iniciado precocemente e bem orientado. Uma excelente alternativa para as sessões fisioterápicas, são os atendimentos em domicílio. Os pais evitam os transtornos de deslocamento, ganham praticidade, além da criança se encontrar ambientalizada, já que estará em sua própria casa. Ligue para a ComTato e agende a avaliação do seu bebê. 

 

O que é o pé torto congênito (PTC)?

É uma deformidade em que o bebê normal nasce com um ou os dois pés em desalinhamento complexo (virados para dentro). Este desalinhamento envolve músculos, tendões, vasos sanguíneos e partes ósseas. O PTC tem cura e apresenta ótimo resultados, podendo a criança andar normalmente quando o tratamento é feio corretamente e logo após o nascimento. Inicia

Sinais e sintomas

Pode ser observar algumas vezes através dos exames pré-natais, assim o pais já são orientados quanto ao tratamento. Porém, na maioria dos casos o diagnóstico ocorre ao nascimento. Então, inicia-se o tratamento médico precocemente através de manipulação manual dos pés e trocas de gesso periódicos visando corrigir a deformidade. Após a retirada do gesso prescreve-se uso da órtese em tempo integral, com remoção gradativa para evitar recidivas. A cirurgia é indicada quando a deformidade não corrige totalmente com o uso do gesso, órtese e fisioterapia. No entanto, a maioria dos casos são corrigidos dentro de 3 meses.

Consequências

As dificuldades aparecerão com o desenvolvimento, principalmente em relação à manutenção da postura de pé e ao caminhar, além de privar a criança de vivenciar novas experiências.

Causas

As causas ainda não são bem esclarecida, mas sabemos que é mais comum em determinadas famílias, então acredita-se que sofra alterações genética ou uma frouxidão excessiva dos ligamentos do pé e dos ossos do quadril, por algum motivo.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento do pé torto congênito?

A intervenção fisioterapêutica deve ser iniciada logo após o nascimento, pois a criança tem uma boa elasticidade dos ligamentos e ainda não apresenta alterações adaptativas musculoesqueléticas devido a esta condição, apresentando bons resultados. Porém, estes resultados variam de acordo com a severidade do caso. A fisioterapia juntamente com o tratamento médico visa corrigir as deformidades, manter o aspecto anatômico normal e esteticamente corrigido, promover a mobilidade funcional e fazer com que esta criança inicie a marcha o mais rápido possível.

Para tanto, a ComTato através de seus profissionais capacitados utiliza as seguintes técnicas: mobilização articular, liberação da fáscia plantar, flexibilidade, treino de marcha e orientações quanto ao uso da órtese.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

Geralmente o tratamento é rápido e muito eficaz se iniciado logo após o nascimento do bebê ou pós cirurgia se esta for necessária.

 

 


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.