Fisioterapia: Recém-nascido de alto risco

Bebês considerados de alto risco são aqueles que passaram por dificuldades antes, durante ou após o parto, prematuros ou muito pequenos ao nascimento. O tratamento fisioterapêutico vai ajudar a minimizar as consequências e, portanto as sessões devem ser avaliadas e acompanhadas pelos pais de perto, daí a importância do atendimento em casa, personalizado e interativo com o profissional. Ligue para a ComTato e agende a avaliação da sua criança.

O que é um recém-nascido de alto risco?

São bebês que nascem antes do tempo ideal (de 37 a 42 semanas), ou seja, prematuros, que apresentaram baixo peso ao nascimento e/ou complicações durante a gestação, parto ou pós-parto. Dentro destas características, estão os recém-nascidos pré-termos (ou prematuros). São aqueles que nasceram antes de completar 37 semanas de idade gestacional e são classificados como: limítrofe (prematuro nascido entre 37 e 38 semanas), moderado (nascido entre 31 e 36 semanas) e extremo (nascido entre 24 e 30 semanas).

O baixo peso ao nascer pode ser atribuído ao parto prematuro e ao retardo do crescimento intra-uterino. Estes recém-nascidos são considerados de alto risco pois o nascimento prematuro constitui uma agressão ao feto, já que este se encontra imaturo anatomo-fisiologicamente. Por isto apresentam um aumento da frequência de distúrbios relacionado ao desenvolvimento neuropsicomotor tanto a curto, quanto a longo prazo como alterações cognição, linguagem, socialização, autocuidado e déficits de desenvolvimento motor.

Essas crianças necessitam de longos períodos de hospitalização, sendo submetidas a muitos procedimentos invasivos tais como: inserção de cateter intravascular, sondagem orogástrica e intubação orotraqueal.

Causas

Os fatores de risco dos recém-nascidos de baixo peso podem estar relacionados com não controle de doenças maternas, má formação, má nutrição materno-fetal, maus tratos como agressões físicas, doenças hereditárias, anemias, diabetes, doenças cardíacas ou renais, idade materna menor que 16 anos ou maior que 40 anos, má formações uterinas, infecção viral, bacteriana e etc, hipotensão, hipertireoidismo, abuso de drogas licitas e ilícitas, entre outros.

A prematuridade pode levar ao atraso e/ou alterações de desenvolvimento, linguagem, cognição e aprendizagem, já que esses bebês não estão preparados morfologicamente e funcionalmente para o nascimento. Assim as principais complicações encontradas são: displasia broncopulmonar, doença da membrana hialina, apnéia da prematuridade, hemorragia intracraniana e depressão perinatal (leva ao atraso no desenvolvimento psicosensoriomotor). Ainda pode haver alterações de pressão arterial sistêmica, diminuição anormal do fluxo sanguíneo, insuficiência cardíaca congestiva, hipoglicemia, hipocalcemia, acidose, osteopenia, anemia, hiperbilirrubimemia, deficiência na filtração glomerular, maior vulnerabilidade de infecções, alterações visuais e de temperatura.

Como a fisioterapia pode ajudar?

Uma abordagem multidisciplinar que envolve o recém-nascido, família e os profissionais da saúde certamente beneficiará este bebê tornando a vida dele a melhor possível. Dentro desta equipe, destaca-se a fisioterapia que deve ser precoce, bem aplicada e específica às necessidades de cada bebê prematuro. Assim atua através da estimulação tátil, vestibular, proprioceptiva, visual e auditiva, que facilitam o desenvolvimento neuropsicomotor a partir das atividades motoras precoce, flexibilidade e atividades voltadas às necessidades do prematuro favorecendo entre outros benefícios a melhora do tônus muscular. Lembrando que é muito importante um bom posicionamento da criança no dia a dia e durante as atividades. Procure sempre profissionais especializados.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

O número de sessões irá variar de acordo com o quadro da criança, das consequências e quão precoce iniciou-se o tratamento.