Serviços

Fisioterapia: Síndrome de Down

Fisioterapia: Síndrome de Down

A Síndrome de Down, é uma condição genética que leva a um atraso motor e cognitivo, por muitos anos causou discriminação e constrangimentos à criança e sua família. Hoje, sabe-se que uma pessoa pode ser integrada à sociedade e ter uma vida normal. A fisioterapia ajudará a criança tanto nos fatores físicos como também nessa inserção social. Um acompanhamento domiciliar torna os atendimentos mais prazerosos e estabelece um relação mais amigável com o terapeuta, a família e principalmente a criança. Ligue para a ComTato e agende a avaliação da sua criança.

 

 

 

O que é a Síndrome de Down (SD)?

É um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. É causado pela presença de três cromossomas 21, assim o indivíduo tem 47 cromossomas em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. As crianças podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas. É importante esclarecer que a Síndrome de Down não é uma doença e sim uma condição da pessoa associada a algumas questões que se deve atenção desde o nascimento. Ela poderá ter quatro origens possíveis: Trissomia 21, Translocação Robertsoniana, Mosaicismo e Duplicação de uma porção do cromossoma 21.

Sinais e sintomas

As crianças com esta condição podem apresentar sinais e sintomas de moderados a severos como anomalia cardíaca, tônus muscular baixo, face achatada, olhos amendoados, fenda palpebral oblíqua, orelhas displásicas, língua protusa, pele abundante no pescoço, as mãos apresentam uma única prega, pelve displásica, membros mais curtos, displasia da falange média do quinto dedo, em geral são menores no tamanho e déficit de aprendizagem.

Causas

Não se sabe o mecanismo que se leva a disfunção que causa a Síndrome de Down, pois pode-se acontecer igualmente em qualquer raça, sem nenhuma relação com o nível cultural, social, ambiental, econômico, etc. No entanto, há uma maior probabilidade em gestantes acima dos 35 anos, já que o risco aumenta progressivamente com a idade. O diagnóstico pode ser realizado no pré-natal através da amniocentese (pulsão do liquido amniótico) ou pela biópsia do vilo corial (coleta de fragmento da placenta). Além da Síndrome de Down, estes exames diagnosticam outras cromossomopatias.

Consequências

Como consequência desta condição a criança pode apresentar obstrução das vias respiratórias durante o sono, trauma por compressão da medula espinhal, endocardite, problemas oculares, frequentes infecções auditivas e maior risco de outras infecções, perda da audição, problemas cardíacos, obstrução gastrointestinal, fraqueza dos ossos da parte superior do pescoço, retardo mental déficit de atenção, convulsões, entre outros.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da síndrome de down?

A criança deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar, pois o trabalho em conjunto, juntamente com um bom ambiente familiar com pais atentos e bem informados contribui para um desenvolvimento satisfatório. Dentre estes profissionais encontra-se a fisioterapia que auxilia na inserção destas crianças na sociedade, pois minimiza suas limitações e atrasos motores, estimulando o desenvolvimento do diagnóstico aos 5 anos de idade.

Com a fisioterapia em casa, ela terá uma atenção voltada especificamente ao contexto onde vive e às suas principais dificuldades, através de estímulos para o desenvolvimento da motricidade, dos sentidos e da aprendizagem. Entretanto, é importante ressaltar que a criança com Síndrome de Down é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Poderá ler e escrever, deverá ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida independente. Em resumo, ele poderá ocupar um lugar próprio e digno na sociedade. Procure sempre profissionais especializados.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

O número de sessões vai variar de acordo com a necessidade de cada criança, porém sabe-se que quanto mais constante e intensiva for a fisioterapia melhores os resultados, caso contrário, seu quadro pode trazer graves consequências.

 

 


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.