Serviços

Fisioterapia: Gestação

Fisioterapia: Gestação

A gestação é uma experiência única na vida da mulher. É um momento em que ocorrem muitas mudanças emocionais, físicas e sociais. No entanto, estas alterações devem ser diferenciadas de distúrbios que podem ser detectados e tratados durante a gestação. Diante disso, a fisioterapia ajuda a prevenir e/ou minimizar as consequências destes distúrbios e auxilia a ter uma gravidez mais saudável e uma melhor percepção das funções e mudanças ocorridas em seu corpo, facilitando o parto e diminuindo as consequências no pós-parto.

 

 

 

Fisioterapia na gestação

Durante a gestação são vividas mudanças de diversas ordens (biológicas, somáticas, psicológicas e sociais) representando uma experiência única e intensa na vida da mulher. As modificações anatômicas, fisiológicas e biomecânicas devem ser suficientes para promover e suportar o desenvolvimento e o crescimento fetal. Ver a barriga aumentado a cada mês, no geral, deixa a gestante muito feliz. No entanto, apesar destas modificações fazerem parte da evolução gestacional, dependendo da proporção podem indicar fatores de risco ou de agravamento de doenças ou até mesmo mascarar alterações hemodinâmicas, como edema, trombose, congestão sanguínea, entre outras, causando desconfortos e limitações nas atividades de vida diária da mulher grávida. Alguns destes sinais e sintomas podem persistir após o parto, quando surge a sobrecarga das atividades relacionadas aos cuidados com o bebê. Por isto a importância de atenção humanizada à gestante, abrangendo uma equipe multidisciplinar, visando uma gestação adequada, promoção do parto e nascimento saudável.

O Ministério da Saúde preconiza no contexto de humanização que a gestante seja preparada para o parto e para a maternidade, com início precoce no pré-natal. Assim, ela deve receber orientações sobre questões referentes ao processo gestacional, modificações corporais e emocionais, trabalho de parto e pós-parto, cuidados com o recém-nascido e amamentação. Dentro da preparação para o parto, se não houver contraindicações, devem ser introduzidas a atividade física e seus benefícios com o intuito de melhorar a percepção corporal, reconhecer a diferença entre contração e relaxamento, treinar a respiração que será de extrema importância nas etapas do trabalho de parto e parto, além do trabalho da musculatura do assoalho pélvico para realizar a força produtiva necessária para o período expulsivo (saída do bebê).

Dentro da equipe multidisciplinar destaca-se a Fisioterapia, que se inicia no pré-natal e exerce um importante papel. Ela prepara o corpo da mulher para as exigências solicitadas na gravidez, parto e pós-parto, através da prevenção, reabilitação e/ou minimização dos sinais e sintomas apresentados, proporcionando melhor qualidade de vida.

Como a fisioterapia pode ajudar?

A fisioterapia atua através de orientações sobre as modificações ocorridas durante a gestação, estimula a relação mãe-bebê, previne e diminui complicações osteomusculares, como dor lombar, cervical, punho, entre outras. Visa também orientações posturais, treinamento de equilíbrio e força muscular de músculos específicos, exercícios aeróbicos orientados, conscientização corporal, prevenção ou melhora dos sintomas urinários, como a incontinência urinária. Ameniza problemas circulatórios, edemas e varizes, ajuda no controle de peso, pressão arterial e diabetes, desconfortos como câimbras, falta de ar. Orienta quanto às diástases, treinamento de técnicas para o trabalho de parto e parto, favorece a amamentação, facilita a recuperação do pós-parto e melhora a auto-estima.

Para tanto a fisioterapia conta com os seguintes recursos: drenagem linfática manual, relaxamento, massagem, fortalecimento muscular geral e músculos do assoalho pélvico, pompagem, exercícios respiratórios, circulatórios e mobilização pélvica.

A ComTato oferece atendimento domiciliar ou em consultório, proporcionando a futura mamãe uma melhor qualidade de vida durante a gestação, reduzindo ou minimizando as consequências no pós-parto. Estudos relatam que a atividade física segura e com acompanhamento do profissional qualificado, garantem controle do peso corporal e melhora do condicionamento físico da gestante.

Número de sessões de fisioterapia

O número de sessões varia de acordo com a necessidade de cada gestante, ou seja, se ela realiza a fisioterapia como prevenção ou para melhora ou minimização de alguma patologia, no entanto, estima-se que a grávida seja acompanhada durante toda a gestação e até mesmo no trabalho de parto.

 

 


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.