Serviços

Fisioterapia: Pós-parto

Fisioterapia: Pós-parto

O puerpério é o momento em que a mulher está totalmente voltada para o bebê e que o seu corpo está retornando ao que era antes da gravidez. Deste modo, ela também necessita de cuidados e orientações para acelerar este processo. Assim, a fisioterapia irá ajudá-la a manter o seu corpo mais saudável, retornar às suas atividades do dia-a-dia, facilitando o seu deslocamento e permitindo maior interação com o seu bebê no lar.

 

 

Fisioterapia no pós parto

O puerpério é o período após o parto no qual acontecem modificações para que o corpo da mulher volte a ficar como antes da gravidez. Este processo pode durar vários meses, já que a atenção da mulher está voltada para o bebê, que requer grande dedicação. Entretanto, a mãe também necessita de cuidados, pois o seu corpo passou por grandes modificações durante a gestação e o trabalho de parto.

Como a fisioterapia pode ajudar?

O atendimento fisioterapêutico no puerpério é de grande importância, pois objetiva acelerar o processo de retorno as condições não gestacionais, orientar as puérperas quanto a manter o seu corpo saudável, auxiliar ao retorno às atividades do dia-a-dia e a tratar as possíveis patologias apresentadas, melhorando a qualidade de vida dessas mamães. Este é dividido em duas etapas:

Puerpério imediato: reeducação da função respiratória, estimulação do sistema circulatório para diminuir o edema nos membros inferiores, restabelecer a função intestinal, reeducação dos músculos abdominais (diástase) e da musculatura de assoalho pélvico (localizado na região inferior da pelve), promover redução da dor no local da incisão perineal ou cesárea, prevenir ou minimizar aderência cicatricial, além de orientações gerais em relação aos cuidados com as mamas e quanto às posturas assumidas durante os cuidados com o bebê.

Puerpério tardio (45 dias após o parto): reduzir a dor perineal ou vaginal, dispareunia (dor durante a relação sexual), flacidez vaginal, trabalhar os músculos abdominais de forma mais incisiva comparado ao puerpério imediato, lombalgia, incontinência urinária e fecal, constipação intestinal, prolapsos (“queda” de órgãos, como bexiga), alterações posturais, fortalecer os membros superiores com intuito de prevenir lesões a longo prazo, devido o ganho de peso do bebê, além de trabalhar os exercícios aeróbicos para redução de peso e melhora do condicionamento físico.

Além dos exercícios indicados para a mamãe, a ComTato ainda conta com auxílio dos seguintes equipamentos: eletroestimulação transcutânea e intravaginal, bioofedback, cones vaginais, entre outros.

Número de sessões de fisioterapia

O número de sessões irá variar de acordo com o quadro da mãe, no entanto, estima-se que seja acompanhada durante toda a gestação, trabalho de parto e pós-parto.

Agende um horário

 


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.