Fisioterapia em Reabilitação Vestibular

A Reabilitação Vestibular trata as desordens do equilíbrio do nosso sistema vestibular (auditivo), auxiliando na recuperação do sistema muscular e nervoso. O tratamento é bem amplo, pois utiliza o controle visual, espacial e proprioceptivo. Ligue para a ComTato e agende sua avaliação.

Labirintite

É um distúrbio no labirinto, estrutura interna auditiva, que acaba provocando diversas alterações no equilíbrio e outros sintomas como náuseas, vômitos, tonturas, vertigens, dentre outros. Existe diversas causas, como traumas, infecções, tumores, alergias, medicamentos. É uma doença muito comum e bastante incômoda, visto que pode levar a incapacidade do indivíduo em casos graves.

Desequilíbrios e o risco de quedas

A incidência de quedas aumenta consideravelmente com a falta de equilíbrio, o que provoca medo na pessoa para realizar suas atividades diárias e consequentemente reduz muita sua qualidade de vida. O risco de queda é extremamente grave, tendo em vista as consequências, como fraturas, traumatismos cranianos, traumas psicológicos. Qualquer pessoa pode ser afetada pela labirintite, independente a faixa etária, mas a falta de tratamento adequado, agrava a situação e afeta sobretudo os idosos.

O tratamento com a Reabilitação Vestibular

Consiste numa avaliação complexa e detalhada do tipo de alteração no sistema labiríntico. A condução do tratamento dependerá da avaliação do otorrino e fisioterapêutica. Em média, as sessões são semanais e com a melhora progressiva dos sintomas, o tempo entre os atendimentos será maior. O paciente receberá orientações de cuidados domiciliares e exercícios para casa.