Serviços

Fisioterapia: Climatério

Fisioterapia: Climatério

Durante o climatério a mulher passa por diversos eventos causados pela diminuição hormonal. Esta redução pode causar diversas alterações no organismo, e deve haver um acompanhamento médico para que tudo seja bem controlado. A fisioterapia pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento dessas manifestações.

As manifestações físicas e emocionais do climatério apresentam-se de frequência e intensidades variáveis. Estas manifestações, às vezes começam na pré-menopausa, com irregularidades dos ciclos menstruais e vai até a pós-menopausa. Ocorrem devido alterações na produção hormonal levando a mulher a sentir transformações em seu corpo e em seu comportamento. Esta queda hormonal, principalmente estrogênica, pode trazer complicações como a acentuada perda óssea após a menopausa. A ComTato oferece este atendimento tanto em consultório, quanto em seu domicílio. Agende seu horário.

O que é climatério?

Segundo a Organização Mundial de Saúde o climatério é a “fase da evolução biológica da mulher em que ocorre o processo de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo.” Dentro deste período ocorre a menopausa, em torno de 50 anos de idade. A menopausa é um processo natural que está presente na vida das mulheres e não deve ser considerada como a porta de entrada para a velhice, mas sim o inicio de uma vida repleta de novos interesses e perspectivas.

Sinais e sintomas do climatério

O climatério nem sempre é sintomático, e quando os sinais e sintomas estão presentes constituí-se a síndrome climatérica, que compreende de irregularidades menstruais, ondas de calor, sudorese, calafrios, palpitações, dores de cabeça, tonturas, insônia, perda de memória, fadiga, redução e flacidez da mama, perda da elasticidade da pele, fraqueza muscular, ganho de peso, dispareunia (dor durante a penetração), incontinência urinária, aumento do risco de doenças cardiovasculares, diminuição da massa óssea (osteopenia e/ou osteoporose), insegurança determinada pelas alterações físicas, medo de envelhecer, entre outros.

Tratamento do climatério

Educação e informação sobre o significado do climatério
• Terapia de reposição hormonal e fitoterápicos
• Terapia não hormonal (atividade física e fisioterapia)
As alterações decorrentes do climatério não são necessariamente melhores tratadas por medicamento ou cirurgia, mas por medidas preventivas ou mais apropriadamente por ações que permitam o adiamento de instalação da doença.

Como a fisioterapia pode ajudar no climatério?

A fisioterapia tem um papel importante tanto na prevenção quanto na reabilitação das alterações decorrentes do climatério objetivando a melhora da qualidade de vida. Desta forma o programa fisioterápico compreende: exercícios realizados continuamente de alongamento, fortalecimento muscular (com carga) e aeróbico, treino de equilíbrio, treinamento da musculatura do assoalho pélvico (localizado na região inferior da pelve) para prevenção ou melhora da incontinência urinária, recuperação da função sexual, melhora da conscientização corporal e postural.

Além disso, o incentivo na realização da atividade física, pois ela produz vários efeitos psicológicos benéficos como o bem-estar físico e mental. É importante ressaltar que os exercícios devem ser orientados por profissionais especializados, pois irão variar de acordo com a idade, severidade da condição patológica (ex. osteoporose), doenças associadas e a funcionalidade da paciente.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

O número de sessões não pode ser determinado previamente, será de acordo com a resposta e o comprometimento da paciente ao tratamento.

 

 


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.