Fisioterapia: Endometriose

A endometriose é uma doença enigmática, muitas vezes silenciosa e de diagnóstico tardio, podendo levar a infertilidade e à dor pélvica crônica. Geralmente está associada à dor, no entanto, há mulheres que são assintomáticas. Visando a melhora da qualidade de vida e reabilitação das dificuldades apresentadas, a fisioterapia é uma alternativa prática para o tratamento dos sinais e sintomas apresentados.

A endometriose é uma doença bastante debilitante com consequências graves na vida das mulheres. É considerada uma doença da mulher moderna, atingindo cerca de 10-15% das mulheres entre 20 e 40 anos e de 5 a 15% em idade reprodutiva. A ComTato oferece este atendimento tanto em consultório, quanto em seu domicílio. Agende seu horário.

O que é endometriose?

A endometriose é a implantação de células do endométrio (camada interna do útero) fora do útero, ou seja, em qualquer lugar do corpo. Estas células são responsáveis pela descamação uterina durante a menstruação pela ação hormonal. Quando esse foco endometrial se instala em uma região que não deveria e descama durante a menstruação, promove um processo inflamatório, consequentemente, dor. Entretanto, há mulheres que não apresentam quaisquer dores, outras apresentam dificuldades para engravidar (40 a 50%), se o foco estiver no ovário ou impedir a passagem pela tuba uterina.

Sinais e sintomas da endometriose

Dor (dismenorréia) muito forte durante a menstruação aumentando a cada ciclo menstrual, dor pélvica crônica que piora na fase pré-menstrual e menstrual e incapacidade funcional (para realizar as atividades do dia-a-dia) devido dor intensa levando a queda da qualidade de vida. Com o agravamento do quadro, as dores podem se tornar acíclicas, ou seja, fora do ciclo menstrual, além de dispareunia profunda (dor na relação sexual no fundo da vagina).

Causa da endometriose

A causa da endometriose ainda é obscura, baseada em teorias.

Como a fisioterapia pode ajudar na endometriose?

A abordagem da paciente com endometriose deve ser integral e realizada, preferencialmente, por uma equipe multidisciplinar. Dentro desta equipe encontra-se o fisioterapeuta com o objetivo de minimizar a dor através da elevação da liberação de endorfinas com exercícios direcionados, relaxar a musculatura da pelve, trabalhar posturas antálgicas (postura adotada com o intuito de reduzir a dor), ajudar a lidar com a dor, desfazer o ciclo “tensão-dor-tensão”, prevenir incapacidades e restaurar as funções desejadas pela paciente.

Para tanto, podem ser utilizados os seguintes recursos: eletroterapia, cinesioterapia, massagem, terapia manual, terapias posturais, crioterapia, termoterapia e em determinados casos o biofeedback. A fisioterapia não tem poder curativo no tratamento da endometriose, no entanto, pode minimizar os sinais e sintomas apresentados, melhorando sua qualidade de vida. O atendimento pode ser realizado em consultório ou domicílio.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

O número de sessões de fisioterapia não pode ser determinado previamente, será de acordo com a resposta da paciente ao tratamento.