Fisioterapia: Incontinência Urinária Feminina

Os músculos do assoalho pélvico auxiliados por fáscias e ligamentos são uma espécie de uma “cama elástica” localizado na região inferior da pelve, responsável por sustentar os órgãos pélvicos, principalmente, o útero a bexiga e o reto. O mau funcionamento destes músculos pode levar a sintomas do trato urinário baixo como: incontinência urinária (perda de urina), urgência (vontade incontrolável de ir ao banheiro), aumento da frequência (ir muitas vezes ao banheiro – normal de 6 a 8 vezes por dia), fluxo baixo ou intermitente (urinar pouco ou ele sai de forma inconstante) e sensação de esvaziamento incompleto (sensação que ficou urina na uretra após urinar) , sintomas intestinais, disfunção sexual, dor e prolapsos (“bexiga caída”, queda do útero e do reto).

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária consiste na perda involuntária de urina (ICS), sendo mais comum entre mulheres de idade mais avançada, o que não quer dizer que não possa ocorrer em homens, mulheres jovens ou crianças. Essa condição provoca grande impacto na qualidade de vida desses pacientes, muitas vezes, os privando de sua vida social e de suas atividades do dia-a-dia.

Perder urina, urinar na calcinha e/ou na cama ao dormir,  correr para ir ao banheiro e urinar na roupa, levantar muitas vezes à noite para urinar, perder urina aos esforços como tossir, espirrar, rir, correr, ao mudar de posição, na relação sexual, perder urina quando estiver ansiosa, nervosa e/ou estressada e ao manipular água.

Fatores de risco

Obesidade, gestação, partos, menopausa, envelhecimento, tabagismo, cirurgias prévias, traumas, infecção urinária de repetição, profissão, depressão, efeitos de drogas/medicamentos e condições associadas como diabetes, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), alergia e constipação intestinal.

Tratamento para incontinência urinária

Alguns dos tratamentos utilizados para o tratamento de incontinência urinária incluem a fisioterapia, tratamentos medicamentosos e cirurgias. Dentre estes, destaca-se a Fisioterapia, que é atualmente considerado o tratamento de 1ª linha para essa condição, já que diminui as possíveis complicações associadas às cirurgias e pode promover a cura.

Como a fisioterapia pode ajudar?

A fisioterapia trabalha a debilidade do assoalho pélvico. Para que se defina a real necessidade do paciente se faz necessário realizar uma avaliação bem detalhada e definir o tipo de incontinência urinária apresentada, para determinar o tratamento a ser seguido e os objetivos do mesmo. Diante disto, a fisioterapia atua através do fortalecimento dos músculos perineais a partir de exercícios (cinesioterapia) realizados ativamente pelo paciente e/ou associado com alguns recursos de acordo com a necessidade de cada um com o objetivo de restabelecer o equilíbrio da pelve, manter o suporte dos órgãos pélvicos, principalmente bexiga, útero e reto, favorecer a pressão de fechamento da uretra, ativar a circulação local e contribuir na atividade sexual.

Para tanto, utiliza dos seguintes recursos: anatomia e fisiologia da função miccional, treino e compreensão da respiração, massagem perineal, alongamento e fortalecimentos dos músculos do assoalho pélvico, diário miccional, terapia comportamental, biofeeedback, eletroestimulação, cones vaginais e treino funcional.

É perceptível que a intervenção do fisioterapeuta especializado na área de urologia pode auxiliar no tratamento dos pacientes incontinentes, evitando que tratamentos mais radicais sejam realizados, além de melhorar significantemente a qualidade de vida dessas pessoas. A ComTato possibilita que o paciente seja atendido em consultório ou domiciliar, de acordo com sua necessidade por um profissional especializado. Ligue e agende seu horário.

Número de sessões de fisioterapia

O número de sessões pode variar de acordo com cada paciente, no entanto, estudos mostram que normalmente leva de seis a quatorze sessões, já havendo percepção de melhora por parte dos pacientes por volta da quarta sessão.