Fisioterapia: Incontinência Urinária Infantil

É aceitável que o amadurecimento da bexiga da criança ocorra até os 5 anos de idade, no entanto há crianças que já não urinam na roupa com 1, 2, 3 ou 4 anos. Isto vai depender do desenvolvimento do sistema nervoso central de cada uma. Entretanto, o não amadurecimento da bexiga levará a perda urinária. Este quadro pode promover constrangimento social, restrição ao desenvolvimento, diminuição no rendimento escolar e problemas psicológicos importantes na vida da criança.

O que é incontinência urinária infantil?

A incontinência urinária infantil acontece quando a criança perde urina involuntariamente e repetidamente. Em crianças, é uma disfunção comum, manifestada, geralmente, por incontinência urinária, infecção urinária, refluxo vesico-ureteral e constipação intestinal.

É aceitável que o amadurecimento da bexiga da criança ocorra até os 5 anos de idade, no entanto há crianças que já não urinam na roupa com 1,2,3 ou 4 anos. Isto vai depender do desenvolvimento do sistema nervoso central de cada uma. Entretanto, o não amadurecimento da bexiga levará a perda urinária. Este quadro pode promover constrangimento social, restrição ao desenvolvimento, diminuição no rendimento escolar e problemas psicológicos importantes na vida da criança.

A continência urinária é um importante marco social e representa um processo normal de desenvolvimento. Compreende um processo fisiológico complexo que envolve o cérebro, a medula espinhal, a musculatura lisa da bexiga, o colo vesical e a musculatura estriada do esfíncter externo. Essas estruturas atuam de forma coordenada, possibilitando uma continência inconsciente permanente e o início voluntário consciente da micção. Se houver alterações nestas fases, a criança apresentará alterações na função miccional.

Os sintomas variam de acordo com a fase que apresenta alteração na função miccional:

Sintomas na Fase de Armazenamento da urina:

• Perda urinária contínua, geralmente associada a má formações, ou intermitente, esta pode ocorrer durante o dia ou à noite
  • Frequência urinária diminuída (<3 vezes) ou aumentada (>7 vezes)
  • Vontade súbita e inesperada de ir ao banheiro
  • Levantar a noite para urinar
  • Sintomas de Esvaziamento da bexiga:
  • Dificuldade para iniciar a micção
  • Esforço abdominal para iniciar ou manter a micção
  • Jato fraco quando reduz a força para urinar
  • Jato intermitente – urina em diversos jatos fracos

Outros sintomas:

• Realizar manobras para conter a micção ou suprimir a urgência miccional, como sentar sobre o calcanhar e pressionar o períneo
  • Sensação de esvaziamento incompleto
  • Gotejamento pós-miccional, geralmente associado com refluxo de urina para a vagina
  • Dor genital e no trato urinário inferior, difícil de ser caracteriza e localizada
  • Infecção urinária de repetição

Causa

A literatura disponível ainda não é clara sobre possíveis causas das disfunções do trato urinário inferior. A medida que a criança se desenvolve, ela compreende melhor as funções miccionais, no entanto, para impedir a perda urinária ela acaba utilizando manobras de contenção ou até mesmo de inibição da urgência miccional (sentar sobre o calcanhar e comprimir o períneo) e contrações dos músculos do assoalho pélvico para inibir a contração do músculo da bexiga e adiar a micção.

Estes comportamentos podem alterar o controle da micção e resultar em hiperatividade do assoalho pélvico, gerando um “novo” sistema de controle. Este sistema leva a descoordenação entre os músculos do assoalho pélvico e o músculo da bexiga, promovendo a hiperatividade do detrusor.

As disfunções do trato urinário apresentam as seguintes possíveis causas: infecção urinária de repetição, lesões do trato urinário, alterações na anatomia do sistema urinário, alterações cerebrais, nervosas ou cognitivas, maior produção de urina durante a noite, redução da produção do hormônio ADH, ansiedade, hereditariedade, entre outras.

Como a fisioterapia pode ajudar?

A fisioterapia apresenta bons resultados no tratamento da incontinência urinária infantil, podendo chegar à cura dependendo do fator causal. Objetiva trabalhar a reeducação da bexiga, programar os horários de urinar, orientar sobre a ingesta hídrica e de alimentos que irritam a bexiga e treinar os músculos do assoalho pélvico através de exercícios lúdicos realizados ativamente pela criança com o objetivo de melhorar o quadro de incontinência urinária, biofeedback e eletroestimulação sacral. O tratamento pode ser realizado na casa do paciente.

Número de sessões de fisioterapia

O número de sessões pode variar de acordo com o quadro do paciente, o comprometimento da criança e da família. Entretanto, normalmente são necessárias cerca de 20 sessões de fisioterapia.