Serviços

Drenagem Linfática Estética (pós cirurgia)

Drenagem Linfática Estética

Atuando diretamente sobre o sistema linfático, a drenagem linfática manual acelera a renovação dos líquidos extracelulares, auxilia na eliminação de toxinas retidas nos tecidos, ajuda os capilares linfáticos na absorção da linfa, aumentando a velocidade de seu transporte através dos vasos e ductos. Assim, a fisioterapia na drenagem linfática estética atua como coadjuvante nos tratamentos pré e pós-operatórios, pois o mesmo fará com que se potencialize a melhora dos resultados.

 

Contra-indicações:

  • Edemas sistêmicos: origem cardíaca/renal;
  • Arritmias cardíacas graves;
  • Inflamações e infecções agudas;
  • Trombose venosa profunda (TVP)

Indicações:

  • Pré e pós-operatório de cirurgias plásticas;
  • Cirurgias faciais;

Tipos de Cirurgias

  1. Ritidoplastia/Lifting facial:É a cirurgia plástica de rejuvenescimento facial. O objetivo é dar ao paciente uma aparência mais jovem, suavizando os efeitos da ação do tempo sobre a pele, como sulcos, rugas e flacidez. Algumas vezes pode ser associada à blefaroplastia, quando a região das pálpebras também estiver comprometida eà lipoaspiração da gordura retida na região abaixo do queixo.
  2. Blefaroplastia (pálpebras):É feito a retirada de uma quantidade de pele das pálpebras superiores, e as bolsas de gordura que se formam tanto nas pálpebras superiores quanto inferiores.A quantidade de pele retirada em uma cirurgia de pálpebras varia de paciente para paciente, mas é sempre maior nas pálpebras superiores.
  3. Rinoplastia (nariz):É a cirurgia para correção de deformidades no nariz. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismo ou outras doenças. Pode ser associada ou não a septoplastia, que é a cirurgia que corrige os desvios ou imperfeições do septo nasal.
  4. Otoplastia: É a cirurgia para correção das Orelhas em Abano e produz excelentes resultados para a grande maioria dos pacientes. Nesta cirurgia, as orelhas são posicionadas em uma angulação normal, sem deixar cicatrizes perceptíveis.Existem três tipos de deformidade, que juntas são consideradas como orelhas em abano: parte interna da orelha (concha) muito grande, ausência da dobra superior, ou ainda ângulo muito aberto entre a cabeça e a orelha.
  5. Abdominoplastia: É a cirurgia que visa à correção funcional e estética do abdômen. Tem como finalidade retirar o excesso de pele e gordura da região inferior do abdômen, refazer a cicatriz umbilical, realizar o reposicionamento da musculatura abdominal, podendo corrigir também o excesso de pele das laterais ao abdômen (flancos). Geralmente são mulheres que já tiveram filhos e perderam a elasticidade natural da pele, ou ainda as que fizeram regimes severos e sofrem com flacidez nesta região. É uma técnica que suga/retira o excesso de gordura debaixo da pele através de um aparelho de sucção ou seringas.Tem como objetivo o tratamento de gorduras localizadas (abdome, costas, culotes etc.). Não pode ser considerada uma técnica para emagrecimento, e sim para obter uma silhueta mais atraente e harmoniosa. Já a Lipoescultura consiste em utilizar a própria gordura retirada e modelar partes do corpo ou preencher depressões.
  6. Mamoplastia de aumento/Prótese mamária: É a cirurgia plástica indicada para melhorar o aspecto estético da mama. Os implantes mamários de silicone alargam e aumentam a projeção dos seios. A cirurgia é indicada nos casos de: Amastia – ausência congênita das mamas, Hipomastia – volume diminuído das mamas, Assimetrias – uma mama é muito menor que a outra, e nos casos de volume normal, mas quando há o desejo de aumento volumétrico das mamas e nas reconstruções mamárias.
  7. Mamoplastia redutora: É a cirurgia em que se retira todos os excessos de gordura e tecidos glandulares mamários, remodelando as mamas para um tamanho menor. É uma das mais comuns dentre as cirurgias estéticas, pois, além de ser indicada para melhorar o aspecto estético da mama, também é indicada como prevenção de problemas causados por mamas muito grande.
  8. Gluteoplastia/Prótese glútea: A cirurgiaconsiste na colocação de um implante glúteo no plano intramuscular através de uma pequena incisão no sulco interglúteo. É recomendada para casos de assimetria e hipotrofia dos glúteos com aumento e remodelagem das nádegas.Muitas mulheres recorrem às próteses de glúteo para dar projeção à região glútea e aos quadris.
  9. Aumento de panturrilhas/Prótese panturrilha: É a cirurgia em que se insere um implante de silicone na região da panturrilha com objetivo de aumentar o tamanho e valorizar o formato das panturrilhas.
  10. Ninfoplastia/Labioplastia: É a cirurgia para a redução dos pequenos lábios na vagina em pacientes que apresentam aumento do tamanho (hipertrofia) ou assimetria. A redução deve ocorrer de forma a adaptar os lábios ao estado normal, respeitando a função de proteger a entrada da vagina.

Como a Fisioterapia pode ajudar?

A Drenagem Linfática Manual é essencial na preparação da cirurgia e no pós-operatório garantindo melhor cicatrização e recuperação mais rápida.

O tratamento fisioterapêutico pré-operatório tem por objetivo melhorar a circulação sanguínea e linfática, conscientizar a respiração e postura, produzir relaxamento físico, aliviar a ansiedade e tensão. No pós-cirúrgico o tratamento consiste primeiramente em reduzir o edema, prevenir complicações, proporcionando conforto, diminuição da dor e bem-estar.

A drenagem linfática manual é o primeiro e principal tratamento fisioterapêutico e deve ser iniciado imediatamente após o encaminhamento médico. Dependendo de cada caso, também são indicados tratamentos como Terapia Manual (LTF – Liberação Tecidual Funcional), Cinesioterapia, Ultrassom, entre outros.

Número de sessões de fisioterapia domiciliar

A quantidade de sessões varia de paciente para paciente, geralmente são realizadas 2 a 3 sessões pré-operatória e 10 a 20 sessões no pós-operatória.


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.