Serviços

Fisioterapia: Drenagem Linfática Gestação e Pós-parto

Fisioterapia: Drenagem Linfática Gestação e Pós-parto

A gestação é um período sublime para a mulher. Durante esse período importantes alterações fisiológicas anatômicas, hormonais e bioquímicas ocorrem preparando o corpo da mulher para o desenvolvimento e crescimento do bebê. Apesar de necessárias, essas alterações podem causar desconfortos para a futura mamãe. O edema de membros inferiores nas gestantes ocorre devido ao aumento da permeabilidade capilar, aumento da pressão capilar, compressão mecânica do útero sobre as válvulas venosas, além da ação hormonal que favorecem uma maior flexibilidade, extensibilidade e retenção hídrica. Ligue para ComTato e agende seu horário.

O edema de membros inferiores na maioria das vezes nas gestantes ou no pós-parto pode estar associado a cansaço, dor, sensação de peso e “formigamentos” nos pés e pernas. Quando associado ao abdômen gravídico limita a amplitude de movimento o que dificulta a realização das atividades de vida diária. Assim, a fisioterapia através da drenagem linfática atua como um importante tratamento para alívio desses sinais e sintomas.

Contra-indicações:

  • Edemas sistêmicos: origem cardíaca/renal
  • Arritmias cardíacas graves
  • Inflamações e infecções agudas
  • Trombose venosa profunda (TVP)

Quais são os cuidados ao realizar a Drenagem Linfática Manual?

Durante a drenagem a gestante deve evitar permanecer por períodos prolongados deitada com a barriga para cima, pois pode levar à Síndrome da Hipotensão Supina. Por isso, tenha preferência em realizar a drenagem deitada de lado.

Síndrome da Hipotensão Supina

Quando a gestante deita em decúbito dorsal (de barriga para cima), devido ao peso do útero, ocorre uma compressão da veia cava inferior que diminui o retorno venoso, o que dificulta a oxigenação do bebê.

Após o nascimento do bebê, o corpo da mulher passa por modificações com o objetivo de retornar ao estado pré-gravídico.

Como a Fisioterapia pode ajudar?

A fisioterapia através da Drenagem Linfática Manual será fundamental para auxiliar na redução desse edema, na estimulação da circulação linfática e venosa, na prevenção e combate à sensação de “pernas cansadas”, na estimulação do sistema imunológico e na sensação de relaxamento, reduzindo o estresse e ansiedade.

Número de sessões de fisioterapia

O número de sessões irá variar de acordo com o quadro, mas geralmente são realizadas uma a duas sessões semanais.

 

 


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.