RPG- Reeducação Postural Global

Desvios posturais com consequentes dores musculares e/ou articulares são bastantes comuns no dia a dia devido ao estilo de vida da sociedade atualmente. Os trabalhos de Reeducação Postural Global (RPG) foram iniciados por Françoise Mézières e aperfeiçoados por Philippe Emmanuel Souchard, na frança. Este tipo de tratamento fisioterapêutico oferece segurança ao paciente, lhe permite acompanhar sua própria evolução de maneira crescente e o mais fascinante: o conscientiza física e mentalmente. Ligue para a ComTato e agende sua avaliação (leia mais)

O que é RPG?

RPG, ou Reeducação Postural global, é uma especialidade da fisioterapia que trabalha com realinhamento, balanceamento e reorganização do sistema musculoesquelético. De forma mais clara e objetiva, a RPG reeduca a postura e alivia compensações nos músculos e articulações através de alongamentos estáticos de grupos musculares interligados, provocando o que chamamos de fluagem em tecidos adjacentes às fibras musculares.

O que é uma compensação?

Compensações são estratégias que nosso corpo utiliza para amenizar os malefícios de uma articulação desalinhada ou da falta de consciência corporal do indivíduo. Como se sabe, nosso corpo está todo interligado pela fáscia muscular, uma estrutura que recobre nossos músculos e os ligam um ao outro. Ou seja, em termos práticos, se uma estrutura muscular está sendo mal utilizada, as articulações e músculos próximos criarão compensações para amenizar o dano causado, formando uma longa cascata de compensações. A primeira vista, compensar é uma maneira inteligente que nosso organismo possui, no entanto, a longo prazo, gera várias sobrecargas e tensões.

Será que tenho boa consciência corporal?

Consciência corporal significa perceber seu corpo estabilizá-lo em diferentes situações da melhor maneira possível. Trabalhar esta percepção é uma tarefa fácil, porém nem sempre nos acompanha desde crianças. Se olhar no espelho, se conhecer, realizar uma auto-massagem, auto-diagnóstico, praticar atividades que trabalham com o corpo ajudam e muito na construção de uma boa conscientização do nosso corpo, mas infelizmente somos distanciados do auto-cuidado por inúmeros motivos.

Quais são as prováveis consequências de uma postura incorreta?

O maior problema de uma má postura são as compensações que nosso sistema motor (músculos, articulações, ossos) adquire para suprir desvios em algum(s) ponto do nosso corpo. Desvios na coluna como escoliose, hiperlordose e hipercifose são os problemas mais observados. Estes, provocam inicialmente alterações em articulações próximas e com o avanço das compensações outros problemas vão surgindo em diversas outras regiões do nosso corpo. É bastante comum, pacientes que possuem problemas na coluna, apresentarem no futuro dores no quadril, joelhos e tornozelos. A dor muscular, com aparecimento dos trigger points (nódulos musculares) também é verificada na maioria dos casos. Enxaquecas e distúrbios no sono também podem ser ocasionados por uma má postura. Casos graves de alteração postural podem até provocar dificuldades respiratórias, devido alterações compensatórias na caixa toráxica. Além de prejudicial à saúde, uma postura inadequada deixa a pessoa deselegante e desconfortável.

Quem está indicado a fazer RPG?

Os adolescentes são os principais pacientes encaminhados pelos médicos. Mas não são apenas eles que estão sujeitos a uma postura incorreta. Crianças, adultos, idosos de ambos os sexos, podem sofrer alterações posturais importantes. Fatores determinantes contribuem negativamente para isto.

Veja abaixo.

O que pode determinar uma postura incorreta?

Devido à fase de crescimento acelerado, muitos adolescentes não conseguem acompanhar as mudanças naturalmente ocorridas no corpo. Às vezes são tímidos, contidos e adotam uma postura fletida. Alguns, altos demais também apresentam má postura, pois a massa muscular muitas vezes não está preparada para sustentar as mudanças de gravidade que acontecem durante o desenvolvimento nesta fase. Pessoas que apresentam problemas musculoesqueléticos congênitos ou que já passaram por mudanças em seu sistema motor devido a um acidente ou cirurgias por exemplo, também adotam posturas inadequadas para suprir algumas de suas dificuldades no dia a dia. O trabalho também é uma causa constante de posturas incorretas. Permanecer muito tempo sentado, de pé, carregar peso, dentre outros exemplos, obrigam algumas pessoas a assumir uma postura errada, ainda mais se o mobiliário não for ajustável e anatômico. O próprio envelhecimento pode levar à uma postura ruim, pois nossos músculos podem ficar mais fracos, nosso centro de gravidade muitas vezes muda ou até mesmo problemas anteriores que provocam dor, podem levar à compensações e consequentemente a uma postura ruim. Um sofá, colchão ou travesseiro inadequados, representam também grandes vilões para uma postura regular. Passar muito tempo no computador, no telefone ou atividades esportivas, são outros exemplos. Identificar o fator determinante para a má postura é essencial. É dever do profissional orientar as modificações necessárias e imprescindível que o paciente as coloque em prática.

Que tipo de exercício a RPG realiza?

Basicamente, a RPG irá buscar o equilíbrio dos músculos e articulações descompensadas e desarmoniosas. O profissional irá utilizar de posturas estáticas, provocando alongamentos em estruturas encurtadas e tensas e o mais importante: uma conscientização dos músculos inibidos, “adormecidos”. Em todas as sessões as sessões de RPG, o fisioterapeuta avalia qual a necessidade do paciente naquele momento. Depois dessa análise e uma conversa rápida, ele escolhe as posturas que deverão ser enfatizadas naquele dia. A RPG não se limita a alongamentos. O terapeuta sempre inicia com Pompagens e organização das cinturas do nosso corpo, colocando o paciente em posições neutras e/ou de facilitação para execução da terapia. Assim, a sessão fica rica e de fato eficiente.


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.