Psicodiagnóstico

O psicodiagnóstico é um processo de avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, que se utiliza de metodologia especifica, com objetivo de clarificar duvidas ou dificuldades no tratamento de um cliente e ou/encaminhamento para outros profissionais. Ele é realizado utilizando entrevista inicial/anamnese e aplicação de técnicas e testes psicológicos para confirmar ou descartar hipóteses levantadas pelo avaliador, traçando um mapa que pode orientar a implementação de um projeto terapêutico e educacional, baseado na individualidade.

Inicialmente ocorre a entrevista de anamnese que consiste em entrevistas detalhadas e minuciosas sobre a história de vida do paciente e testes selecionados em função da queixa apresentada. Quando o atendimento é realizado com crianças a entrevista inicial é com os pais, é necessário sessões de ludodiagnóstico com a criança, e se a queixa for escolar, coleta de dados na escola ou com outras figuras importantes na vida da criança. Podem ocorrer quadros de pacientes com várias queixas e nesses casos o psicodiagnóstico preciso, ajuda a esclarecer condições emocionais e intelectuais, tanto em crianças, adolescentes como nos adultos, até mesmo para um diagnóstico diferencial.

Durante a avaliação psicodiagnóstica busca-se uma investigação dinâmica e global da personalidade, que é considerada como uma estrutura em evolução e cujos elementos encontram-se em interação. O processo psicodiagnóstico constitui-se em média de cinco a seis sessões para entrevistas e aplicação de testes, e uma para a devolução dos resultados, onde são feitas as indicações terapêuticas que possam beneficiar o paciente, e, em muitos casos, também a sua família.


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.