Psicologia para Idosos

Saber viver a melhor idade torna a vida mais leve e motivacional. Com o envelhecimento, a pessoa se depara com mudanças em diferentes aspectos de sua vida. Apresenta questões relacionadas a sua existência, família, desejos, medos, como qualquer outra pessoa, mas muitas vezes é ignorado por si próprio ou por seus familiares por imaginar que angústia, depressão, dores, medos, são naturais da idade. É importante saber lidar com essas alterações para encontrar bem-estar nessa nova etapa. Engana-se quem pensa que, durante a velhice, não existem objetivos a ser alcançados e desafios a ser superados. O atendimento psicológico visa promover o bem-estar do idoso, auxiliando no enfrentamento das mudanças que acompanham o processo de envelhecimento.

O envelhecimento é um fenômeno biológico, psicológico e social que atinge o ser humano na plenitude da sua existência, modifica a sua relação com o tempo, o seu relacionamento com o mundo e com a sua própria história. É nesta etapa, que as pessoas tendem a fazer um balanço dos seus feitos, das suas vivências e “não vivências”, ao longo dos anos. A velhice pode proporcionar ganhos e ser realmente produtiva, fazendo com que o indivíduo desfrute da vida e do tempo de forma saudável e com qualidade. Por outro lado, conflitos e crises podem ser desencadeados por alguns fatores comuns dessa fase da vida, tais como:

• Adaptação a doenças crônicas
• Ansiedade face à morte
• Aposentadoria
• Dependência / Sentimento de impotência
• Depressão
• Dificuldade de relacionamento
• Perda de capacidades físicas e cognitivas
• Perda de papeis sociais
• Processos de luto
• Solidão e isolamento social

Os indivíduos pertencentes à terceira idade encontram no acompanhamento psicológico, a possibilidade de dividir suas angústias, seus medos, alegrias, frustrações e até mesmo suas conquistas ao longo da vida, podendo desta forma ampliar seus recursos de vivencias atuais. A psicoterapia com o Idoso visa também beneficiar os cuidadores e a família, uma vez que ao se cuidar, ao se dar o devido valor, ao saber se posicionar melhor frente às adversidades da vida, a pessoa saberá também lidar de maneira mais adequada e adaptada com todos os que com ela convivem. Vale ressaltar que o apoio da família é fundamental para que o idoso se sinta acolhido e para que se preserve o sentimento de pertencimento. Esse suporte certamente motivará o idoso a manter boas expectativas e a reagir de forma positiva.


ComTato - Fisioterapia em BH e Região.

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31) 99118-5320
(31) 99977-5492
contato@comtatobh.com.br
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH e região metropolitana

Newsletter

ComTato. Todos os direitos reservados.