Serviços

Psicologia Sistêmica

Psicologia Sistêmica

O terapeuta sistêmico considera que qualquer que seja o problema apresentado, cada componente da família (sistema) contribui a seu modo para mantê-lo. O sintoma reflete a disfunção do sistema total, seja em suas relações internas, seja nas relações com ambiente externo. Ela está voltada ao comportamento interativo, a estrutura, ao equilíbrio

O pensamento sistêmico tem suas origens na física quântica, a partir da mudança da visão de mundo, onde passou-se da concepção linear para uma visão holística e ecológica. Vivemos hoje em um mundo globalmente interligado, no qual fenômenos biológicos, psicológicos, sociais e ambientais são todos interdependentes, intimamente ligados, sistêmicos.

Este pensamento foi absorvido pela prática clínica  dentro do campo da psicoterapia. O foco da terapia sistêmica está nas relações e a proposta terapêutica é trabalhar com todos os membros da família uma vez que se entende a família como um sistema em interação, em que cada um dos membros tem responsabilidades e funções a desempenhar, criando assim um jogo de interdependência e inter-relações.

Nesta premissa, seria contraditório pensar que somente um membro da família está doente. A terapia familiar sistêmica tem um tempo de duração breve e objetivos claros e específicos. Caracteriza-se por ter a “família “como seu cliente e a divisão da responsabilidade entre todos os membros da família. Nesta visão o sintoma serve apenas para identificar que algo não vai bem na família sendo o foco as relações e não o sintoma ou a pessoa. O problema deixa de ser de um para ser responsabilidade de todos.

Os terapeutas de família acreditam que as forças dominantes no desenvolvimento da personalidade estão localizadas nas interações do sistema familiar. Toda tentativa para compreender uma pessoa deve incluir uma apreciação de sua família, a família permanece dentro de nós. Para onde vamos carregamos a reatividade emocional não resolvida com nossa família, sob a forma de uma vulnerabilidade, para repetir os mesmos antigos padrões, em todo relacionamento novo e intenso que entramos.

Os relacionamentos não resolvidos com nossas famílias originais são os negócios inacabados mais importantes de nossas vidas. O apego emocional não resolvido a uma família deve ser resolvido e não passivamente aceito ou rejeitado.

 


Cíclica - Sexualidade Funcional

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31)9 9764-9963
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH.

Newsletter

Cíclica. Todos os direitos reservados.

WhatsApp chat