Saúde Sexual

Saúde Sexual

Você já se perguntou o que é sexualidade? Muitas pessoas acreditam que sexualidade é a relação sexual em si, porém o conceito é muito mais amplo. Tem uma definição no Museu do sexo da Holanda que adoro: “Sexualidade é parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade e um aspecto do ser humano que não pode ser separado dos outros aspectos da vida. A sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita a presença ou não de orgasmo. É a energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade, e se expressa da forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas.”

Diante disto, sexualidade é relacionamento e relacionamento é aprendido. Diferente do sexo que é instinto.  Assim, como você anda relacionando consigo? E com os outros ao seu redor? Se isto está ruim, precisa cuidar mais de sua sexualidade.

Mas afinal o que a fisioterapia tem haver com isto?

A sexualidade e a relação sexual bem-sucedida é um processo longo e muitas vezes complexo, que se não explorada positivamente, pode levar a problemas físicos acarretando as disfunções sexuais. Assim, a fisioterapia pélvica vai atuar tanto nas questões de autoconhecimento, auto percepção corporal, quanto em alterações voltadas para região íntima que podem gerar descompassos na resposta sexual, já que a maior parte das disfunções sexuais estão relacionadas a problemas físicos e funcionais, para os quais o tratamento é fisioterapia especializada.

Tendo em vista tal completude da sexualidade, é interessante notar que o tratamento osteopático vai relacionar os diversos sistemas do nosso organismo, afim de harmonizar a fluidez das nossas articulações, circulação sanguínea e hormonal, o funcionamento dos nossos órgãos, nervos e cérebro. A mobilidade do nosso corpo é essencial e acontece em cada célula. Se não há movimento, não há vida. As limitações à sexualidade geralmente são multifatoriais, indo de aspectos fisiológicos, psicológicos a sociais, por isto um tratamento abrangente provê resultados mais enriquecedores.

Dúvidas? Entre em contato com e converse com a profissional!


Fisioterapia pélvica em BH

Fisioterapia Pélvica 

A fisioterapia possui evidência científica forte no tratamento das disfunções sexuais femininas, superando o medicamentoso ou cirúrgico. Muitas mulheres queixam dores durante a relação sexual ou incapacidade em atingir o orgasmo, o que atrapalha a saúde física e emocional. Algumas disfunções como Dispareunia, Vaginismo e Vulvodinia possuem boa evolução com o tratamento. Para as mulheres que querem otimizar sua vida sexual e prevenir possíveis problemas no futuro, a ginástica íntima é uma forma eficaz e que ganha cada vez mais adeptos.  Leia mais


osteopatia saúde sexual

Osteopatia 

A osteopatia tem como principal objetivo melhorar a função dos diferentes sistemas do nosso corpo e permitir portanto, seu funcionamento fisiológico natural, e não seria diferente quanto a função sexual e sexualidade. As manobras osteopáticas desbloqueiam áreas com restrições de movimentos e com consequentes déficits na circulação sanguínea, condução nervosa, movimentação articular. Osteopatia com o foco em sexualidade é bastante amplo e condizente, além das desordens pélvicas, o tratamento interliga as regiões do organismo que se comunicam e que muitas vezes encontram-se com lesões em cadeias. (leia mais)


Ginástica íntima feminina

Ginástica íntima feminina

São exercícios realizados para o treinamento dos músculos do assoalho pélvico (períneo). Ela traz diversos benefícios para a mulher, como o aumento do prazer sexual, prevenção de alterações pélvicas como incontinência urinária, potencialização da função sexual e autoconhecimento. O treinamento consiste na contração e relaxamento adequados dos músculos em diferentes velocidades e intensidades. (leia mais)


pilates sexualidade

Pilates/RPG

O Pilates e RPG podem ser trabalhados com diversos objetivos, dentre eles a sexualidade, uma vez que o autoconhecimento, autocuidado, alívio de dores e recuperação de movimentos provocam um aumento da autoestima e autoconfiança. Os exercícios devem ser conduzidos de forma a ressaltar o poder de transformação do seu corpo, lançando desafios condizentes com suas necessidades, ressaltando suas conquistas e aprimorando cada movimento. (leia mais)


terapias integrativas sexualidade

Terapias Integrativas

Trabalhar as sensações somáticas é prazeroso e permite um desenvolvimento extraordinário dos sentidos. As terapias integrativas contribuem no crescimento em sexualidade uma vez que interage o meio ambiente com seu corpo e sua mente. Há várias maneiras de proporcionar a integração dos tratamentos, como trabalhos de conscientização corporal, agulhamento, reiki, aromaterapia. Em todos os casos, o foco em sexualidade é mantido e estimulado durante as sessões. (leia mais)



Cíclica - Sexualidade Funcional

Contato

Segunda - Sexta 07:00-20:00Sábado - 07:00-13:00(31) 3044-3099
(31)9 9764-9963
Belo Horizonte - MGAtendemos em BH.

Newsletter

Cíclica. Todos os direitos reservados.

WhatsApp chat